Anastasia ampliará participação dos jovens nas ações do Governo de Minas

9 de agosto de 2010

O governador Antonio Anastasia recebeu nesta segunda, dia 9, o apoio de 400 jovens lideranças representantes de 20 entidades da juventude de várias regiões do Estado à sua candidatura à reeleição. Acompanhado do vice pela coligação “Somos Minas Gerais”, deputado Alberto Pinto Coelho, Antonio Anastasia participou de encontro com entidades representativas da Juventude de Minas na sede do PSDB-MG, em Belo Horizonte, onde reafirmou seu compromisso em ampliar a participação dos jovens nas ações de governo.

“Vamos fazer um trabalho integrado, no qual os jovens tenham inclusão na educação, no emprego, na segurança e na saúde. O jovem é, na realidade, o futuro do Estado e do país. São as futuras gerações que necessitam de uma atenção especial do governo. Conseguimos realizar muito nesses últimos anos a favor da juventude, mas agora precisamos dar qualidade de vida a esse jovem. Isso passa pelo empreendedorismo através de um governo jovem. Um governo inovador, avançado, moderno e comprometido com as ideias do seu tempo, e não do passado. Um governo de jovens, para os jovens e olhando o futuro das gerações”, afirmou Antonio Anastasia.

Durante o encontro, lideranças jovens representantes de partidos políticos, diretórios acadêmicos, entidades ambientalistas e religiosas, destacaram as inovadoras ações do Governo de Minas voltadas para o atendimento aos jovens mineiros. Entre os programas de destaque estão o Poupança Jovem, que atende 32 mil estudantes com o subsídio de R$ 3 mil para quem concluir sem reprovação o ensino médio, e o Programa de Ensino Profissional, que ampliou a oferta de vagas de ensino profissionalizante. Antonio Anastasia afirmou que para dar continuidade a essas ações é preciso governar pensando no futuro.

“Se ficarmos nas mãos das pessoas que não têm esse ânimo, com a cara do passado, com a cara do retrocesso, não vamos avante. É essa juventude, já antevendo esse futuro próximo, que vai estar ao nosso lado, governando Minas da maneira mais inovadora e moderna possível, porque vamos continuar no rumo certo que Aécio nos apontou”, afirmou Antonio Anastasia.

Desde o início da campanha, Antonio Anastasia recebeu o apoio de importantes segmentos da sociedade civil como de sindicatos e cooperativas de táxi, ambientalistas, artistas, presidentes e dirigentes das torcidas do Atlético Mineiro, Cruzeiro, América e Ipatinga, entidades de atendimento a dependentes químicos, Movimento das Donas de Casa e Consumidores, movimentos ligados aos direitos da mulher, além de prefeitos e lideranças municipais de todo o Estado, formando uma grande rede de apoio à reeleição do governador.

Movimento Jovens de Minas

Durante encontro, os jovens lançaram o movimento “Jovens de Minas” em apoio à candidatura de Antonio Anastasia e reconheceram as realizações da administração de Aécio Neves/Antonio Anastasia nos últimos oito anos. Eles destacaram as políticas que valorizaram a participação da juventude na sociedade, com ações direcionadas à educação, segurança, saúde e oportunidades de formação.

Os jovens entregaram ao governador Antonio Anastasia documento com propostas para o Plano de Governo, como a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os medicamentos e a valorização do empreendedorismo.

O manifesto ressalta que o governo Aécio/Anastasia priorizou as demandas da juventude, por meio da Secretaria de Esportes e Juventude, órgão específico que permitiu não apenas ao poder público formular ações que atendessem a esse segmento da sociedade, mas, principalmente, que fosse capaz de dar aos jovens mineiros o apoio necessário para que eles passassem a ser protagonistas de sua própria história.

“A juventude apoia o governador Antonio Anastasia porque é a melhor opção, é a opção que traz conhecimento, que vai continuar levando o nosso Estado pra frente, gerando mais oportunidades de emprego, oportunidades na educação”, disse Thiago Leão, presidente da Associação dos Moradores e Amigos de Formiga, no Centro-Oeste mineiro.

Mercado de trabalho

A presidente da ONG rede Mineira de Cidadania, Luciana Kinupe, afirma que a parceria com o Governo do Estado possibilitou o atendimento de seis mil jovens, por meio do programa “Diálogos da Juventude”, voltado aos oito objetivos do milênio estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Com esse governo é que foi aberta essa porta”, disse.

O coordenador do grupo Vhiver, Pedro Henrique Siqueira Pereira, afirmou que os projetos do Governo do Estado, como Fica Vivo!, Podes Crer e Poupança Jovem, trouxeram mais oportunidades para a juventude.

“A gente sabe que os jovens de hoje não têm grandes atividades, por isso, acabam entrando no mundo das drogas, acabam entrando na violência. Os projetos sociais conseguem atingir esses jovens de uma maneira grandiosa mudando o pensamento deles, que eles também devem lutar, devem ter voz ativa. Então, nada melhor do que a gente colocar a pessoa certa, que é o professor Anastasia, que vem fazendo um grande trabalho”, afirmou.