ALMG abre, no dia 6 de dezembro, inscrições para curso de especialização

2 de dezembro de 2010

Estarão abertas, entre os dias 6 de dezembro e 4 de fevereiro, as inscrições para o processo seletivo do curso de especialização \”Poder Legislativo e Políticas Públicas\”, oferecido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio da Escola do Legislativo. O curso tem como objetivo a formação multidisciplinar de técnicos que oferecem suporte aos parlamentares.

As aulas, previstas para terem início no dia 18 de março de 2011, se estenderão até o mês de novembro do ano de 2012.  A especialização pretende também incrementar a produção e a disseminação de saberes próprios do Parlamento, de modo a contribuir para o fortalecimento do Poder Legislativo, e para o aprofundamento e difusão de práticas democráticas. Destinado ainda aos profissionais e cidadãos que interagem com as Casas Legislativas, o curso se alinha aos objetivos do Direcionamento Estratégico da Assembleia Legislativa para os próximos 10 anos. Em suas diretrizes, o documento destaca a importância da educação Legislativa no aprimoramento profissional dos servidores e na formação política dos cidadãos.

Para a inscrição no processo seletivo, os candidatos deverão apresentar à secretaria da Escola do Legislativo (Av. Olegário Maciel, 2161 – Lourdes), no horário de 9 às 18 horas, os seguintes documentos: ficha de inscrição preenchida (estará disponível no site da ALMG a partir do dia 6 de dezembro); cópia de documento de identidade, breve currículo profissional; e justificativa da importância de realização do curso para o desempenho de suas atividades profissionais, em, no máximo, duas laudas.

O processo seletivo constará de uma prova escrita, que acontece no dia 11 de fevereiro de 2011, das 14 às 17 horas, na Escola do Legislativo. A prova tem o objetivo de avaliar a capacidade de interpretação do candidato e sua competência na produção de textos dissertativos. Para tanto, serão formuladas questões com base no texto \”Metamorfose do Governo Representativo\”, de Bernard Manin (Revista Brasileira de Ciências Sociais. nº 29, 1996, 5-34). O texto está disponível no site www.anpocs.org.br no link \”Publicações\”. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 28 de fevereiro. Os candidatos selecionados deverão efetuar sua matrícula no período de 1º a 11 de março de 2011.

Início das aulas

O curso começa no dia 18 de março de 2011, com aulas às sextas-feiras, das 14 às 18 horas na Escola do Legislativo. Uma vez por mês, haverá aulas também pela manhã, no horário de 9 às 12 horas e, no final dos meses de julho de 2011 e de janeiro e julho de 2012, haverá encontros diários, durante quatro dias, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. A carga horária total é de 380 horas/aula, sendo que 20 horas serão oferecidas com atividades a distância.

Disciplinas

No total, a grade curricular será composta de 13 disciplinas: Teoria Democrática, representação e participação; Constituição, democracia e política; Estado, serviço público e sociedade; Sistema eleitoral e partidário; Tópicos em Parlamento, democracia e sociedade; Tópicos de política brasileira; Dinâmicas do Processo Legislativo; Controle e fiscalização Parlamentar; Parlamento, linguagem e texto normativo; Finanças Públicas e Sistema Orçamentário; Parlamento e Políticas Públicas I e II; e Metodologia da pesquisa científica.

Fonte: Ascom/ALMG