Você está em:
IMPRIMIR

Aécio Neves destaca capacidade de articulação política de Alberto Pinto Coelho

18 de agosto de 2010

O candidato ao Senado e ex-governador Aécio Neves destacou hoje, dia 18, a capacidade de articulação política do candidato a vice de Antonio Anastasia na chapa da coligação “Somos Minas Gerais”, deputado estadual Alberto Pinto Coelho (PP). Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho tem, segundo Aécio Neves, grande conhecimento da realidade social do Estado e será fundamental para garantir a boa governança ao lado de Antonio Anastasia.

“Primeiro como líder de governo, ele teve a capacidade de articular  as alianças necessárias para que nós fizéssemos o mais profundo ajuste fiscal já feito em qualquer estado brasileiro. Sem a participação da Assembleia todo o esforço para que Minas readquirisse sua capacidade de investimentos, seria nulo. Depois, como presidente da Assembleia, Alberto Pinto Coelho conduziu com muita competência  e seriedade as principais votações que permitiram a Minas entrar neste círculo virtuoso de crescimento”, disse Aécio Neves.

Para ele, a liderança de Alberto Pinto Coelho, sua capacidade de diálogo e seu profundo conhecimento do que ocorre hoje em Minas serão essenciais no futuro mandato do governo Anastasia. “Para que Minas continue a avançar nessa mesma direção”, afirmou o ex-governador Aécio Neves.

 

Ampla base de apoio e de votos

Parlamentar reconhecido e admirado pela classe política, Alberto Pinto Coelho é hoje uma das principais lideranças em Minas, sobretudo pelo amplo apoio de forças políticas que ele reúne nas mais diversas regiões do Estado.  Com 16 anos de mandato, o deputado é votado em 750 dos 853 municípios mineiros. O vice na chapa de Anastasia faz parte de um grupo aprovado por aliança formada entre 12 diferentes partidos, a mais ampla união de forças já ocorrida no Estado.

“Alberto é um vice que, pela sua trajetória pessoal e profissional, pela sua força política, por sua liderança, pela sua densidade eleitoral, será decisivo na sucessão em Minas”,  destaca o governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição.

Para o deputado Alberto Pinto Coelho, governador e vice precisam ter histórica sintonia para garantir a governabilidade e o desenvolvimento de ações e programas de interesse da população.

“O governador Anastasia e eu  temos uma convergência natural, não nos aproximamos ontem, para buscar votos hoje, ou para legitimar este ou aquele arranjo eleitoral. Sempre tivemos diálogo franco e produtivo. Temos as mesmas crenças e convicções. Não há, entre nós, desconfianças ou constrangimentos, mas identidade de propósitos e mesma visão de futuro. Como candidato a vice, não poderia  ter exemplo melhor de contribuição efetiva nas grandes tarefas da governança do que o próprio Anastasia, enquanto vice do nosso grande líder Aécio Neves, cujo trabalho alcança amplo reconhecimento em todo o país”, afirmou.

O parlamentar diferencia ainda o papel de vice e o de governador. Em relação à superexposição do vice, promovida pela chapa adversária, Alberto alerta que o governador é quem tomará todas as decisões.

“Cabe ao vice contribuir. Não cabe ao vice aparecer. Quem tomará as decisões e quem tem a caneta na mão é o governador. Então  dar a mesma dimensão (do vice ao governador) é enganar o eleitor, é dar a impressão de que quem vai governar é o vice e não o governador”, disse.

 

Sintonia política e diálogo no trabalho por Minas

Como presidente do Legislativo desde 2007, Alberto presidiu Comissões, foi líder de bancada e líder de governo. Sua reeleição ao cargo em 2009 contou com 74 dos 77 votos, o que comprova sua liderança e a confiança dos parlamentares. Alberto preside também o Partido Progressista (PP) em Minas e é presidente de honra do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do país, entidade que comandou durante dois anos (2007-2009).

Formado em Administração de Empresas, ele agrega ao trabalho legislativo quase 30 anos de experiência em gestão de empresa estatal. Ocupou cargos de alta gerência e de diretorias nas áreas de gestão administrativa, comercial, planejamento operacional e de marketing. Foi também representante do Ministério das Comunicações em Minas e comandou o Departamento Nacional de Telecomunicações (Dentel-MG).

A confiança dos parlamentares em Alberto Pinto Coelho foi demonstrada em sessão plenária na Assembleia Legislativa quando seu nome foi lançado para a sucessão em Minas. A reação do plenário foi imediata. Até deputados que estão hoje no palanque da oposição ocuparam o microfone para exaltar as qualidades de Alberto Pinto Coelho.

 
“Ele tem nada menos que o apoio declarado de 57 deputados estaduais, o que significa o apoio de 600 prefeitos”, aponta o deputado estadual Gustavo Valadares (DEM). 

 

O presidente do PSDB mineiro, deputado federal Narcio Rodrigues, ressalta a escolha de Alberto para vice na chapa ao lado de Antonio Anastasia.

“Eleito vice, o deputado Alberto Pinto Coelho será indispensável, inclusive, na consolidação da base de sustentação do governo Anastasia pela facilidade que tem em dialogar e pela competência em construir consensos”, destaca o deputado federal Narcio Rodrigues, presidente do PSDB mineiro.