PSDB-MG debate gestão pública em curso de formação política

19 de março de 2012

1º Curso de Formação Política do PSDB-MG/ITV-MG reúne pré-candidatos e lideranças políticas do partido - Fotos: Agência de Notícias PSDB-MG

Em São João del Rei, ITV-MG reúne cerca de 200 pré-candidatos a prefeito, vice-prefeitos e vereadores de vários municípios da região

O PSDB-MG, por meio do Instituto Teotônio Vilela (ITV-MG), realizou neste sábado (17/03), em São João del Rei, o primeiro curso de formação política para pré-candidatos às eleições municipais de 2012. Cerca de 200 pré-candidatos de vários municípios reuniram-se, no Instituto Presidente Tancredo de Almeida Neves, onde assistiram palestras sobre gestão pública, uma das principais bandeiras tucanas, e discutiram assuntos de grande interesse como a legislação eleitoral e marketing político.

Um dos pré-candidatos a prefeito de Lagoa Dourada, José Valter Vieira, destacou a importância do curso de formação para os candidatos iniciantes na vida política. “Foi uma ótima ideia que o PSDB teve porque muitos candidatos vão disputar pela primeira vez as eleições. Aqui eles tiveram a oportunidade de conhecer a importância de administrar com ética e honestidade, cumprindo as leis. O candidato tem de trabalhar com honestidade, pensando na cidade e no povo”, afirmou José Valter, que já foi prefeito de Lagoa Dourada.

“Por mais que a gente se julgue capacitado, não estamos realmente por dentro de todas as novidades. E a gestão pública hoje é muito importante porque precisamos gerir o município de uma maneira diferente, dentro de um modelo de gestão eficiente, sem fazer politicagem. Vamos assumir mais prefeituras e mostrar para o Brasil que o PSDB tem a melhor proposta para o país”, afirmou.A pré-candidata de São Brás do Suaçuí, Ana Paula Pereira, destacou a iniciativa do PSDB-MG de capacitar seus administradores e afirmou que o partido tem a melhor proposta de gestão para o país. Ela assistiu à palestra sobre Gestão Pública ministrada pelo deputado estadual Rômulo Viegas e disse que vai disseminar todos os princípios entre todos os candidatos do partido no seu município.

PSDB mais próximo das bases

A pré-candidata à prefeitura de Santana de Cataguases (Zona da Mata), Maria Jucélia Baesso Procaci, disse que o curso foi muito importante para aproximar as bases de lideranças do partido que já tiveram experiência com a gestão pública. Secretária de Saúde do município há 11 anos, Maria Jucélia afirmou que assumir a gestão de um município requer muita responsabilidade do prefeito.

“Temos que encontrar caminhos porque ninguém governa sozinho. Precisamos de uma orientação melhor na legislação eleitoral e marketing político para a campanha. As pessoas que estão aqui já têm grande experiência e nos dão uma visão muito boa na parte administrativa, sobre a legislação, de conduta e ética. Estamos compartilhando dúvidas e caminhando juntos, pois somos aliados e queremos um PSDB cada vez mais forte”, disse.

O pré-candidato a vereador de São João del Rei, Fábio Luiz Oliveira e Silva, afirmou que o curso de capacitação política do PSDB deveria servir de exemplo para todos os partidos brasileiros. Segundo ele, no atual momento político em que a população se envergonha dos escândalos de corrupção no país, capacitar as lideranças políticas é fundamental para preparar os candidatos a ocupar cargos públicos.

“As pessoas que se propõem a ocupar um cargo devem saber exatamente a função de um gestor público porque senão a população ficará cada vez mais insatisfeita”, disse.

Formando bons gestores

O presidente do PSDB-MG, deputado federal Marcus Pestana, destacou a importância da realização dos cursos de capacitação política para o bom desempenho dos candidatos tucanos nas eleições deste ano. Até o final de maio, estão previstos cursos de formação política em Juiz de Fora, Governador Valadares, Uberlândia, Uberaba, Montes Claros, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Belo Horizonte. No próximo sábado (24/03), o curso será realizado em Pará de Minas.

“Estamos iniciando um ciclo de formação de pré-candidatos numa terra histórica que carrega boa parte da história de Minas e do Brasil. Queremos preparar o PSDB para as eleições municipais e motivar os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. O PSDB quer qualificar os seus candidatos para cumprir um excelente papel nas eleições. O prefeito é o líder político mais próximo da população e mais fiscalizado em relação à boa aplicação dos recursos. Por isso, temos de dar atenção à construção de boas gestões municipais porque isso é fundamental para todos os brasileiros”, disse Marcus Pestana.

Marcus Pestana: formar ideias que despertem a esperança e o sonho das pessoas

Segundo Marcus Pestana, os cursos de formação política têm o objetivo de formar ideias inovadoras capazes de construir programas criativos nas diversas áreas da administração pública, e tragam bons resultados e melhore a qualidade de vida da população.

“Com o trabalho de capacitação política do partido queremos formar ideias que despertem a esperança e o sonho das pessoas de um futuro melhor com bons projetos nas áreas de saúde, educação, infraestrutura urbana, meio ambiente. Por isso, queremos capacitar nossos pré-candidatos a apresentar programas criativos. Vamos mostrar a atuação do PSDB em Minas e no Brasil, com toda nossa experiência e a nossa vocação para a administração pública”, concluiu o presidente do PSDB.

Gestão e ética

Em São João del Rei, os pré-candidatos assistiram a palestras com importantes lideranças do partido. O deputado federal Eduardo Azeredo falou sobre o papel do PSDB como o principal partido de oposição do país. “Somos um partido de coragem e coerente, que pensa no futuro e fazemos uma oposição moderna”, disse.

Durante palestra sobre gestão pública, o deputado estadual Rômulo Viegas, ex-prefeito de São João del Rei, defendeu a transparência na aplicação de recursos públicos, mostrando aos pré-candidatos a importância de se diferenciar o público e o privado.

Segundo o deputado, é preciso trabalhar com ética e eficiência impedindo a ocorrência de irregularidades na gestão pública. “Precisamos estar atentos à aplicação de recursos públicos. Nunca antes neste país se viu tanta corrupção como no governo do PT”, afirmou.

A pré-candidata a prefeita de Santana de Cataguases, Maria Jucélia Baesso, recebeu de Sílvia Napoleão do ITV-MG o troféu Papa-Léguas por ter percorrido maior distância até o encontro de São João del Rei

Legislação e marketing político

Os pré-candidatos ainda tiraram dúvidas sobre a legislação eleitoral com o advogado do PSDB, Reginaldo Nunes. Ele esclareceu sobre o que será permitido e o que será proibido nas próximas eleições, bem como a Lei da Ficha Limpa.

Também tiveram a oportunidade de conhecer estratégias de marketing político com o secretário de Comunicação da Juventude do PSDB, Gabriel Azevedo, que destacou as redes sociais como uma das ferramentas fundamentais para obter bons resultados na campanha eleitoral.

Em seguida, a assessora de comunicação do deputado federal Domingos Sávio, Luna Resende, falou sobre experiências bem sucedidas em campanhas eleitorais. E o ex-deputado e ex-prefeito de Barroso, Baldonedo Napoleão, liderança política da região, apresentou o perfil e as oportunidades do agronegócio na Macrorregião das Vertentes.

Ainda durante o curso, foram exibidas mensagens gravadas em vídeo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do governador Antonio Anastasia, do senador Aécio Neves, do deputado estadual Carlos Mosconi e do presidente do PSDB Sindical, Rogério Fernandes.Durante o curso, os pré-candidatos ainda conheceram as experiências de trabalho da Juventude do PSDB, apresentadas pelo presidente Caio Narcio, e do PSDB Mulher, pela sua presidente, Lenita Noman.