Pré-candidatos do Centro-Oeste discutem estratégias de campanha

26 de março de 2012

Estiveram reunidos em Pará de Minas 250 tucanos de 31 municípios da região

Com o objetivo de discutir estratégias para o período eleitoral e levar conhecimento em gestão pública, legislação eleitoral e marketing político, o PSDB de Minas Gerais, através da seção mineira do Instituto Teotônio Vilela (ITV-MG), reuniu cerca de 250 pré-candidatos a prefeito, vices-prefeitos e vereadores do centro-oeste mineiro, no Sindicato Rural de Pará de Minas, no 2º Curso de Formação Política. “Queremos unificar o discurso tucano. Precisamos demonstrar à sociedade que priorizamos o desenvolvimento econômico associado ao desenvolvimento social”, explicou o deputado federal Eduardo Barbosa, presidente do ITV-MG.

Deputado Eduardo Baarbosa abriu os trabalhos do encontro em Pará de Minas

Na abertura do evento, Eduardo Barbosa ressaltou aos pré-candidatos que todo político deveria ter como preocupação fazer chegar a todos as políticas públicas, independentemente de sua condição social. “Política pública é promover vida longa, saudável e próspera a todas as pessoas, para que elas possam realizar seus sonhos. E a linguagem dos candidatos deve ir de encontro e também estimular estes sonhos”, lembrou.

Além do presidente do ITV-MG, também discursaram na abertura do curso os deputados Domingos Sávio e Eduardo Azeredo, que falaram sobre a importância do PSDB levar a seus pré-candidatos as bandeiras da social democracia. “Somos um time que acreditamos em uma causa”, disse AzeredoDomingos Sávio, por sua vez, lembrou os valores éticos e de boa gestão que caracterizam os gestores tucanos.

Deputado Eduardo Azeredo levou aos tucanos toda sua experiência política e administrativa

Marketing político foi o tema que mais chamou atenção dos 250 pré- candidatos dos 31 municípios do centro-oeste mineiro que participaram do curso de formação política. A publicitária Luna Resende, da equipe do deputadoDomingos Sávio, deu dicas sobre campanha eleitoral, desde o cuidado que se deve ter com a escolha da foto do candidato até a importância do apelo emocional – embasado em argumentos – na hora de pedir o voto. “Comunicar não é falar e sim ser entendido”, afirmou Luna.

Eveline de Oliveira: informações precisas aos pré-candidatos sobre legislação eleitoral

Outro tema que despertou muito o interesse dos participantes foi a palestra sobre legislação eleitoral, ministrada pela advogada Eveline de Oliveira. Ela explicou a legislação, orientou sobre doações, recibos eleitorais e propaganda, entre outros, e respondeu às dúvidas dos participantes.

“É uma inovação este tipo de encontro que o PSDB de Minas está promovendo. É um apoio para quem se candidata pela primeira vez e mesmo para nós, que militamos há muito tempo na política, essas orientações são essenciais”, disse Vital Libério, pré-candidato em Bom Despacho.

O apoio aos candidatos iniciantes também foi ressaltado por Geraldo Almeida, o Geraldinho Cuíca, pré-candidato em Pará de Minas. Empresário e com um sólido trabalho em serviços voluntários na comunidade, concorrerá pela primeira em uma eleição. “É uma oportunidade única esses encontros promovidos pelo PSDB. Orienta seus pré-candidatos e promove troca de experiências entre as lideranças”, observou.

Os pré-candidatos também conheceram as estratégias de trabalho da juventude tucana, com palestra do presidente do PSDB Jovem, Caio Narcio, e do PSDB Mulher, Lenita Nomam. O presidente do PSDB Sindical, Rogério Fernandes, gravou depoimento.

Ao longo do curso, foram exibidas ainda outras mensagens gravadas em vídeo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do governador Antonio Anastasia, do senador Aécio Neves, e do presidente do PSDB-MG, deputado Marcus Pestana, que não pode comparecer a este segundo encontro.

O primeiro Curso de Formação Política foi realizado em São João del Rei, dia 17, e reuniu cerca de 200 pré-candidatos de municípios das regiões do Campo das Vertentes e Zona da Mata .

Até o final de maio, estão previstos outros cursos em Juiz de Fora, Governador Valadares, Uberlândia, Uberaba, Montes Claros, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Belo Horizonte.

Troféu "Tucano Papa-léguas" para representantes de Inimutaba, cidade mais distante de Pará de Minas a participar do curso. Na foto: Eveline de Oliveira, Eduardo Barbosa, Emerson Danezzi, Silvia Napoleão (ITV-MG), Luiz Evangelista e Lenita Noman