O ITV e as eleições 2012

12 de junho de 2012

A agenda para o desenvolvimento do país passa pela qualidade da administração de nossas cidades. Os avanços necessários na educação básica, saúde, saneamento, mobilidade urbana dependem de governos locais comprometidos com o bem público, competentes e criativos. Independentemente do tamanho da cidade, a estrutura do poder municipal é a que mais se aproxima do cidadão.

Dessa forma, as eleições de outubro são decisivas para o avanço da qualidade de vida no país como um todo, sobretudo, neste momento em que acompanhamos a redução da importância dos entes subnacionais em nosso pacto federativo. O PSDB tem consciência de seu desafio.

Sabemos que a boa gestão tem início antes mesmo da campanha, com a mobilização de simpatizantes, discussão de propostas, formação de pactos para o futuro, estabelecimento de metas factíveis e desafiadoras. Por isso, nós do Instituto Teotônio Vilela editamos duas cartilhas para municiar nossos candidatos a prefeito e a vereador nas eleições de outubro.

Os produtos fazem parte do acervo de publicações do ITV e foram atualizados para se adequarem à realidade de 2012. O primeiro deles é a já tradicional cartilha “No Voto, e na Lei: uma leitura fácil da Lei Eleitoral”, editada, de modo ininterrupto a cada eleição, desde 2002 e sempre revisada pela advogada Sandra Quezado, da assessoria técnica da liderança do PSDB na Câmara.

O partido acredita na democracia e no seu aperfeiçoamento contínuo a cada pleito com a seleção dos melhores quadros. E, nos quatro cantos do país, temos time para isso. Queremos ser competitivos e eleger o maior número de prefeitos e vereadores, em sintonia com os desejos da população, mas tudo dentro das regras do jogo.

Cartilha de marketing

O outro documento – intitulado Cartilha de Marketing: 20 Dicas Básicas – destaca a importância do uso de ferramentas adequadas para o diálogo com o eleitor. O produto, como o próprio nome sugere, apresenta algumas recomendações básicas para ajudar os postulantes a um cargo nas eleições de outubro a transformar os recursos sempre escassos na quantidade de votos necessária para a vitória.

Os produtos, embora útil para todos os candidatos do PSDB – num amplo esforço de aproximação de discursos -, será de grande utilidade, principalmente, para os candidatos de pequenos e médios municípios. Isso porque, nos grandes centros, os candidatos, sobretudo a prefeito, já contam com grandes estruturas seja de auxílio jurídico seja de marketing.

Desejamos sucesso a todos os candidatos que vão levar as mensagens do PSDB e lutar para que o eleitor digite o 45 na urna eletrônica no próximo dia 7 de outubro.

Boa sorte, tucanos!

Tasso Jereissati – Presidente do Instituto Teotônio Viela