ITV promove encontro para discutir economia e política

10 de dezembro de 2012

Economia e conjuntura politica estarão entre os temas debatidos pelo economista Edmar Bacha e pelo cientista político Bolívar Lamounier na palestra “Balanço 2012: Economia e Política”, promovida pelo Instituto Teotônio Vilela nesta terça-feira (11), às 14h30, no plenário 3 do Senado Federal. Os palestrantes são dois dos quadros mais importantes dos estudos sociais no Brasil, com dezenas de estudos e livros publicados.

Palestrante, o economista Edmar Bacha é considerado um dos “pais” do Plano Real. Na década de 90, ele propôs ao então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, um novo plano para controlar a inflação, que foi um sucesso e garantiu a eleição de FHC para a Presidência da República, em 1994. Em recente entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”, Bacha disse que o Brasil aproveita-se muito pouco do comércio internacional para aumentar a produtividade da economia. “A menos que haja um milagre brasileiro da reabertura da economia, que foi frustrada, vamos continuar crescendo a 3,5%”, afirmou ao Estadão.

Já o sociólogo e cientista político Bolívar Lamounier, sócio-diretor da Augurium Consultoria, é autor de alguns dos mais conhecidos estudos de ciência política do Brasil. Seu livro mais recente, “A Classe Média Brasileira: ambições, valores e projetos de sociedade” foi lançado este ano. Em artigo recente publicado em seu blog, Lamounier explica que a má gestão e a corrupção têm deixado a população mais consciente de seus direitos e ações para mudança.

“Hoje, no Brasil, estamos a observar um processo deveras fascinante: uma parcela expressiva da sociedade – talvez mais nas camadas médias que nas de baixa renda-, adquirindo uma consciência aguda de seus direitos, resistindo ao sufoco da carga tributária e protestando contra a má qualidade dos serviços públicos. Os três Poderes da república se deixaram impregnar por níveis até recentemente impensáveis de corrupção – e a verdade é que hoje, no Brasil, quem diz corrupção também diz irresponsabilidade, desperdício, acinte, arrogância e prepotência”, declara.

Logo após a explanação dos dois palestrantes, haverá debate com as bancadas da legenda no Congresso. O encontro faz parte do projeto “A Nova Agenda: Desafios e Oportunidades para o Brasil”. O presidente do ITV, Tasso Jereissati, ressalta a importância dos debates. “As reuniões temáticas são importantes para que os parlamentares do partido possam discutir grandes questões nacionais”, destaca.

Fonte: Diário Tucano