Você está em:
IMPRIMIR

ITV e PSDB promovem palestra sobre Plano Nacional de Educação em Belo Horizonte

11 de novembro de 2011

O Instituto Teotônio Vilela (ITV-MG) promove, hoje (20/06),em Belo Horizonte, palestra sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020. O debate contará com a participação de especialistas da área de educação e será coordenado pelo deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB/MG), presidente do ITV/MG e membro titular da Comissão Especial do Projeto de Lei 8035, que institui o Plano Nacional de Educação. O debate será realizado, às 19 horas, no Auditório Pimenta da Veiga, na sede do PSDB-MG (Rua Alvarenga Peixoto, 974 – 2º andar).

Três convidados farão um diagnóstico do Plano Nacional de Educação: Mariza Abreu, ex-secretária de Educação do Rio Grande do Sul; Raquel Elizabete de Souza Santos, subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Educação de Minas, e o consultor Claudio de Moura Castro.

Em tramitação na Câmara dos Deputados, desde dezembro, o Plano Nacional de Educação traz 10 diretrizes e 20 metas para a educação básica, educação de jovens e adultos, ensino profissionalizante e superior, além da valorização do magistério e do financiamento da educação nos próximos dez anos. A proposta institui também estratégias específicas para inclusão de minorias e universalização da educação. Além disso, amplia progressivamente o investimento público em educação até atingir o patamar de 7% do Produto Interno Bruto (PIB).

 

Conheça os palestrantes convidados

 

Mariza Abreu – Licenciada em História e bacharelem Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS, pós-graduada em História pela Unicamp. Consultora legislativa na área da educação na Câmara dos Deputados desde 1991; secretária municipal de Caxias do Sul 2005/06, secretária de Estado da Educação do RS e vice-presidente da Região Sul do Consed 2007/09. Lançou, no início deste ano, o livro “Boa Escola Para Todos: gestão da educação e debate sobre a valorização dos professores”.

 

Raquel Elizabete de Souza Santos – Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE-MG. Graduada em Pedagogia; Habilitação em Administração, Supervisão e Inspeção Escolar; Mestreem Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação UNED, Madri (Espanha); Docência do Programa de Licenciatura Emergenciais da Secretaria de Educação em parceria com a PUC-MG.  É autora de diversos artigos educacionais.

 

Claudio de Moura Castro Formado em Economia (UFMG), mestre pela Universidade de Yale e doutor em Economia pela Universidade de Vanderbilt. Foi professor de mestrado da PUC/Rio, FGV, Universidade de Chicago, UnB, Universidade de Genebra e Universidade da Borgonha, na França; coordenador técnico do Programa Eciel; diretor-geral da Capes e secretário-executivo do CNRH/Ipea. Foi chefe da divisão de Políticas de Formação da OIT (Genebra). Economista sênior de Recursos Humanos do Banco Mundial e chefe da Divisão de Programas Sociais do BID. É consultor de diversas empresas da área educacional e é autor de mais de 35 livros e centenas de artigos científicos.


Debate sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020

Local: Auditório Pimenta da Veiga – PSDB-MG (Rua Alvarenga Peixoto, 974 – 2º andar – BH)

Data: 20-06-11

Horário: 19 horas