ITV comemora o Dia Nacional do Idoso com participação de economista do Banco Mundial

26 de outubro de 2011

A fim de contribuir com a formação política dos filiados ao PSDB em Minas Gerais e promover a criação do seu Núcleo Temático dos Idosos, a representação mineira do Instituto Teotônio Vilela (ITV) realizou, nesse sábado, 1º de outubro, Dia Mundial do Idoso, uma exposição sobre o tema Envelhecendo em um Brasil mais velho. A proposta do presidente do ITV, o deputado federal Eduardo Barbosa, foi aproveitar a data comemorativa para fomentar o debate de questões relacionadas à população na terceira idade e suas repercussões na vida dessas pessoas. “Queremos aprofundar o espaço para discussão do tema dentro do partido, em um fórum legítimo e representativo, com a instalação do Núcleo dos Idosos”, disse. Na programação, palestra da economista italiana, Anna Fruttero, integrante do Grupo de Desenvolvimento Humano do Banco Mundial, abordando a importância do processo de envelhecimento na garantia futura do crescimento econômico no Brasil. Segundo a pesquisadora, nos últimos 60 anos, a taxa de fecundidade da população brasileira passou de 6 filhos por casal, em 1950, para os atuais 1,9. Esse fato, somado ao aumento da expectativa de vida, projetam para 2050 um total de 20% da população acima de 60 anos. Anna Fruttero alerta que a redução da mortalidade não tem sido tão rápida e profunda quanto a taxa de fecundidade aponta para uma menor força de trabalho no futuro. Após a apresentação, foi instituído o Núcleo Temático dos Idosos do ITV-MG, a ser coordenado pelo senhor Valdo Esteves, militante partidário e representante do grupo dos idosos do PSDB. No encerramento dos trabalhos, o deputado Eduardo Barbosa agradeceu a contribuição do presidente do Conselho Estadual do Idoso, Felipe Willer, da presidente do PSDB Mulher, Lenita Noman, e do presidente do PSDB-MG, deputado Marcus Pestana, nas discussões da manhã. Presidente da Comissão Especial que apreciou e elaborou o Projeto de Lei nº 3591, de 1997, que regulamentou o Estatuto do Idoso, Eduardo Barbosa relembrou o aprendizado adquirido durante a elaboração do documento e enfatizou sua importância para a maior visibilidade social e respeito legal ao grupo etário. “Queremos que ITV de Minas estimule o debate de ideias sobre os grandes temas nacionais para que os quadros do PSDB assumam o seu papel na construção de políticas públicas socialmente justas e economicamente responsáveis”, concluiu. Foto legenda: Valdo Esteves, coordenador do Núcleo Temático dos Idosos do ITV-MG, Anna Fruterro, consultora do Banco Mundial, e Eduardo Barbosa, deputado federal e presidente do ITV-MG.