Com 512 prefeitos eleitos, PSDB é líder de votos nos grandes centros

30 de abril de 2016

O PSDB saiu das urnas neste domingo (15/11) como um dos partidos mais votados do Brasil: foram mais de 10,7 milhões de votos para os candidatos a prefeito. Somos o maior vencedor nos centros urbanos, com 2 capitais e 8 dos municípios com mais de 200 mil eleitores conquistados no primeiro turno. São eles: Palmas, Natal, São Bernardo do Campo, Santo André, Santos, Jundiaí, Carapicuíba, Barueri, São José dos Campos e Caruaru (10 das 96 cidades mais importantes do país).

Esses grandes centros movimentam um PIB de R$ 242 bilhões e somam uma população de 5,1 milhões de habitantes. São brasileiros que escolheram propostas inovadoras e comprometidas com a democracia e o desenvolvimento e que reconhecem a capacidade administrativa dos nossos gestores.

Estão nesta lista recordistas de aprovação popular que muito nos orgulham. Rubens Furlan, em Barueri, obteve 85% dos votos. Raquel Lyra, a prefeita de Caruaru, teve 67% dos votos – um recorde histórico para a cidade; Álvaro Dias, em Natal, alcançou 57% da preferência do eleitorado; Clésio Salvaro, reeleito em Criciúma, com 73% dos votos, além de Paulo Serra, em Santo André (77%); e Felício Ramuth, em São José dos Campos (58%).

Em São Paulo, a maior metrópole da América Latina, tivemos 1,8 milhão de votos para Bruno Covas (32,8%), com vitória em todas as zonas eleitorais do município, e chegamos ao segundo turno na liderança da disputa.

Seguimos firmes também em outras duas capitais – Porto Velho, com o prefeito Hildon Chaves; e Teresina, com Kleber Montezuma e 11 grandes centros – Ribeirão Preto, Caxias do Sul, Mogi das Cruzes, Vila Velha, Piracicaba, São Vicente, Pelotas, Praia Grande, Taboão da Serra, Governador Valadares e Santa Maria.

Nessas cidades 14 cidades, vivem 18 milhões de brasileiros. Juntas, elas somam um PIB de R$ 884 bilhões.

Total de eleitos
No total, apresentamos 1.296 candidatos a prefeito e, já neste primeiro turno, elegemos 529 – 40%. O PSDB é quarto partido em número de prefeitos eleitos, atrás de MDB, PP e PSD.

Importante e notável também a participação das nossas tucanas nessas eleições. Elas vão governar polos importantes como Juazeiro, na Bahia, onde elegemos Suzana Ramos; além de Caruaru, no agreste pernambucano, e a nossa capital do Tocantins.

Os resultados são motivo de grande alegria e orgulho. Orgulho, porque o PSDB demonstra sua força em todo o Brasil. Alegria, porque cada um dos 10,7 milhões de votos que recebemos nos dá a certeza de que o brasileiro reconhece, sim, quem tem as melhores propostas para a sua cidade, mas também acredita que, longe dos extremos, do populismo e das promessas vazias, é que vamos conseguir retomar neste país o rumo do crescimento e da justiça social. Cada voto nos mostra que o brasileiro prefere o trabalho, o equilíbrio, a inovação e a eficiência.