Presidente do ITV, Pimenta da Veiga, recebe Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal

30 de abril de 2016

O presidente do ITV, Pimenta da Veiga, durante solenidade em Belo Horizonte - Foto: Pedro Paiva

O presidente do Instituto Teotônio Vilela de Minas Gerais, ex-ministro e ex-prefeito de Belo Horizonte, Pimenta da Veiga, foi agraciado, nesta segunda-feira (04/11), com o Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal. Pimenta da Veiga foi o orador da solenidade que homenageou 86 pessoas que prestaram relevantes serviços à capital mineira. Advogado, Pimenta da Veiga foi prefeito de Belo Horizonte em 1989 e 1990, o primeiro prefeito tucano de uma capital.

Em seu discurso, Pimenta da Veiga relembrou sua posse como prefeito no plenário da Câmara Municipal, assistida por Dom Serafim, então arcebispo de Belo Horizonte, Dom Luciano Mendes de Almeida, na época bispo de Mariana, além de personalidades políticas, como Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas, José Richa, Franco Montoro, Euclides Scalco e Aécio Neves, entre outros.

“Não posso omitir referência à primeira experiência no país de orçamento participativo, que implantamos juntos com os vereadores, através do Propar, e que deve ser lembrado pelo ilustre vereador Henrique Braga, único remanescente daquela legislatura”, disse Pimenta da Veiga.

O advogado João Pimenta da Veiga Filho entrou na vida pública em 1978, quando foi eleito deputado federal pela primeira vez. Em junho de 1988, foi um dos fundares do PSDB. Em 1994, voltou à Câmara dos Deputados, sendo reeleito deputado federal em 1998, quando foi convidado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso para o Ministério das Comunicações, cargo que ocupou até 2002. Pimenta da Veiga também foi presidente nacional do PSDB de 1994 a 1996.

Grande Colar

O Grande Colar do Mérito Legislativo foi instituído pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, em 2003, para homenagear pessoas físicas e jurídicas que prestaram relevantes serviços ao Município, ao Estado e ao país. Esta 11ª edição da premiação tem como patrono o ex-prefeito de Belo Horizonte, Célio de Castro, falecido há cinco anos.

Veja mais fotos da solenidade: