fotos

Reutilização dos rejeitos da mineração são soluções na construção civil

15 de março de 2022

A Lei 23.575/2020, de autoria do Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB), que visa a reutilização dos rejeitos do minério de ferro na construção civil, já vem dando ótimos resultados. Nesta semana, o deputado intermediou uma reunião entre os empresários Romero Camargos, da empresa Laminus/Laminatos, e João Hélio, referências na reutilização do subproduto da mineração com certificação pela UFMG, além do prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, acompanhado do secretário de Governo Municipal, Gabriel Quintão.

A ideia é que a Prefeitura, em parceria com a Vale, presente no município, destine os rejeitos da mineração, que são um problema ambiental, para a empresa com o intuito dar uma utilização sustentável e eficiente, já que se trata de um produto resistente, que serão utilizados em obras para o desenvolvimento do município em empreendimentos como estradas, galpões, habitação popular, dentre outros benefícios sociais.

“Atualmente, enfrentamos diversos problemas relacionados às barragens em nosso Estado e tenho certeza que, com a aplicação efetiva da minha Lei, conseguiremos dar uma destinação melhor e com resultados para a população, oriundos dos rejeitos que são, na verdade, a solução e o não problema (quando devidamente empregado com as novas tecnologias e inovações a preços bem mais acessíveis e de qualidade mais apurada), afirma Arantes.