PSDB-MG reconduz diretório e executiva estaduais e renova direções nos municípios

6 de maio de 2021

Com a resolução do Diretório Nacional do PSDB de renovar o mandato do diretório partidário mineiro, reconduzindo também sua Comissão Executiva, o deputado federal Paulo Abi-Ackel permanece como presidente da representação tucana de Minas até 22/03/2022. “Fico feliz com a decisão de continuidade que traz junto também a responsabilidade de preparar o partido tanto para as prévias quanto para as eleições do ano que vem”, disse Abi-Ackel.

O processo em âmbito nacional de manutenção dos diretórios estaduais estendeu às Comissões Executivas nos estados a tarefa de renovar, salvo casos especiais, os mandatos de diretórios municipais e comissões provisórias. “Aqui em Minas, após avaliação da atividade política e de desempenho desde maio de 2019, aí incluídos os resultados das eleições municipais do ano passado, fizemos um “pente-fino” e mantivemos presença com alta capilaridade em todas as regiões”, contabilizou o presidente tucano (veja o mapa).

História em Minas

O protagonismo do PSDB no estado vem desde a fundação do partido em 1988.  O primeiro tucano eleito para uma capital foi Pimenta da Veiga, em Belo Horizonte, ainda naquele ano. De lá para cá, o PSDB disputou todas as eleições para governador de Minas Gerais, de 1990 a 2018, vencendo em quatro delas e ficando em segundo em duas, em 2014 e 2018. O partido, hoje, está organizado por todo o estado e conta com 87 prefeitos, 67 vices, 723 vereadores, contribui com cinco dos 37 parlamentares que compõem a bancada do partido na Câmara dos Deputados e tem cinco deputados estaduais.

PSDB-MG em números

Executiva estadual

A composição da Executiva reconduzida é: Presidente –              Deputado Federal Paulo Abi Ackel; 1º vice-presidente – Deputado Federal Eduardo Barbosa; 2º Vice-presidente – Deputado Estadual João Leite; Secretário Geral – Deputado Estadual Gustavo Valadares; Secretário – Deputado Estadual Dalmo Ribeiro; Tesoureiro – Paulo Bregunci; Líder da Bancada Estadual – Deputado Estadual Tito Torres.