Você está em:
IMPRIMIR

Projeto Casa Limpa, Cidade Sustentável reduz foco dengue em Mar de Espanha

12 de abril de 2021

No período de 15 à 23 de fevereiro desse ano, a Prefeitura de Mar de Espanha, através das Secretarias de Saúde e Obras e Serviços Públicos, realizou a VIII edição do projeto “Casa limpa, cidade sustentável”. O objetivo era eliminar lixos que pudessem acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, zika e chikungunha. Além do recolhimento do lixo, foram feitas diversas ações de conscientização da população através de campanhas educativas. Como resultado, foram recolhidas 31 (trinta e uma) toneladas de lixo.

Em janeiro de 2020, a Secretaria de Saúde realizou o Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRA), que é uma atividade de identificação e mapeamento da situação do município, na ocasião Foram vistoriados 210 imóveis e identificados 22 locais com focos do mosquito. O índice de infestação predial encontrava-se em 10,5% e o índice de Breteau, que são depósitos positivos, estava em 12,4%.

Nesse ano, no período de 02 à 04 de março, após o Projeto Casa Limpa, cidade sustentável”, foram vistoriados 213 imóveis e somente 6 estavam com foco positivo, ocorrendo uma redução significativa do índice para 2,8%.

A mobilização da sociedade é fundamental para vencer a luta contra o mosquito. Faça sua parte.