Você está em:
IMPRIMIR

Prévias 2021: Tire suas dúvidas!

20 de julho de 2021

Tire suas dúvidas sobre as prévias que vão escolher o candidato do PSDB à Presidência da República

1) O que são as prévias do PSDB?

As prévias são uma eleição interna, que acontecerá no dia 21 de novembro, para escolher o candidato do PSDB à Presidência da República nas eleições de 2022.

Estão na disputa: Arthur Virgílio (ex-prefeito de Manaus); Eduardo Leite (Governador do Rio Grande do Sul) e  João Doria (Governador de São Paulo)

 

2) Quem pode votar?

Todos aqueles que tenham se filiado ao PSDB até 31 de maio de 2021.

 

3) Como será a votação?

A votação será através do aplicativo disponibilizado na GooglePlay e na AppStore.   Somente estará autorizado a votar o filiado de qualquer grupo que realizar o cadastro no aplicativo até o dia 14 de novembro.

O cadastro é imprescindível para que estejam aptos a votar nas prévias e para garantir a segurança e a transparência no processo de votação.

 

Se o seu celular é ANDROID, clique AQUI para baixar

 

Se o seu celular é IPHONE, clique AQUI para baixar

 

4) Como será composto o Colégio Eleitoral?

Serão 4 grupos de votantes, todos com peso unitário de 25% do total de votos válidos. Os grupos terão a seguinte composição:
Grupo I: Filiados
Grupo II: Prefeitos e Vice-Prefeitos
Grupo III: Vereadores, Deputados Estaduais e Distritais – neste grupo, deputados representam 50% do peso total do grupo e vereadores, os outros 50%.
Grupo IV: Governadores, Vice-Governadores, Ex-Presidentes e o atual Presidente da Comissão Executiva Nacional do PSDB, Senadores da República e Deputados Federais.

 

5) Como é calculado o peso dos votos?
Nos grupos I, II e IV, os votos de cada candidato são divididos pelo número total de eleitores do Grupo e o resultado é multiplicado por 0,25.

 

 

 

No grupo III, os votos de cada candidato são divididos pelo número total de eleitores de cada Subgrupo. Este resultado é multiplicado por 0,125 e, ao final, é feita a soma do resultado de cada Subgrupo.

 

 

 

 

6) Como é calculado o placar final para cada candidato?
Pela soma dos resultados obtidos por ele em cada grupo.
O candidato que alcançar maioria absoluta dos votos válidos, considerada esta soma (resultado do Grupo I + resultado do Grupo II + resultado do Grupo III + resultado do Grupo IV), será o vencedor das prévias.

 

7) Teremos segundo turno?
Sim, se nenhum dos candidatos obtiver a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno. Participarão do segundo turno os dois candidatos mais votados no primeiro. Será vencedor aquele que alcançar a maioria absoluta dos votos.

 

8) Haverá votação presencial?
Sim, exclusivamente para os eleitores dos Grupos II, III e IV. Eles poderão participar da votação de forma presencial em Brasília. Faremos um evento e, no local, haverá terminais com o sistema eleitoral eletrônico de votação.

 

9) Teremos debates entre os candidatos?
Sim! Teremos 5 debates presenciais, um em cada região do país. As datas e locais ainda serão definidos.

 

10) Quais as datas mais importantes do calendário das prévias?
20 de setembro: apresentação do pedido de inscrição dos pré-candidatos
14 de outubro a 14 de novembro: período para o filiado eleitor realizar o cadastramento no sistema eleitoral eletrônico oferecido pelo PSDB e se habilitar para votar
18 de outubro: início dos debates
21 de novembro: realização das prévias
28 de novembro: realização de segundo turno se nenhum candidato obtiver a maioria absoluta dos votos válidos.

 

Ainda tem dúvidas?
Você pode conferir a Resolução CEN 046/2021 que regulamenta as prévias.