Você está em:
IMPRIMIR

Prefeitura de Fabriciano investe mais de R$ 11 milhões e inicia construção do Centro de Especialidades Médicas

5 de outubro de 2021

A Prefeitura de Coronel Fabriciano dá mais um importante passo na consolidação do município como referência regional em saúde pública. Nesta segunda-feira, 5/10, o prefeito Dr. Marcos Vinicius assinou a ordem de serviço do Centro de Especialidades Médicas (CEM), num investimento de cerca de R$ 11,1 milhões em recursos próprios.

Com mais de 2,6 mil m² de área construída, o novo CEM terá capacidade para atender até 500 pessoas por dia em 24 tipos de especialidades médicas hoje ofertadas na rede municipal de Saúde. Dentre elas, pediatria, ortopedia, ginecologia, obstetrícia de alto risco, cirurgia geral (pequenas cirurgias), odontologia, dermatologia, mastologista, angiologia, endocrinologia, urologia, infectologia, neurologia, psiquiatria dentre outros.

“A unidade contará também com centros de cardiologia, com equipamentos para testes ergométricos e Doppler; oftalmologia, com bloco cirúrgico; de imagens para realização tomografia e ressonância e ainda o núcleo de reabilitação em fisioterapia e ortopedia, com estrutura para atender outros 100 pacientes por dia. Ou seja, será a unidade de referência com o que há de melhor em atendimento médico especializado”, detalhou o prefeito Dr. Marcos Vinicius à imprensa.

“O CEM é fruto de planejamento, vontade política e gestão eficiente. Por isso, vamos conseguir realizar uma obra deste vulto e preencher um vazio, completando a nossa rede de saúde, que já conta a Atenção Básica e Hospitalar, agora com Intermediária (Especializada)”, detalha o prefeito. “O CEM de Fabriciano será estruturado para ser referência em atendimento médico especializado para Microrregião de Saúde de Coronel Fabriciano, conforme pactuação”, antecipa.

A assinatura da ordem de serviço foi prestigiada por secretários municipais, lideranças políticas e funcionários das Secretarias de Governança da Saúde e das Obras e Serviços Urbanos, presidente da Câmara, Miltinho do Sacolão e os vereadores Beto Cavaleiro, Ronaldinho, Luciano Lugão e Zezinho do Sinttrocel.

“Ampliamos a oferta de especialidades, evitando o deslocamento de pacientes de TFD. Mas as consultas eram realizadas em um local improvisado, sem estrutura adequada. Com o CEM, a rede de Saúde contará um prédio moderno que vai garantir condições de trabalho aos nossos servidores e de atendimento humanizado aos pacientes”, resume o secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau.

Em visita à cidade, o deputado estadual, Tito Torres, destacou o esforço da atual gestão em trazer para a cidade o que há de mais moderno em equipamentos e serviços para a população. “Hoje tive a oportunidade de visitar a UPA e constatar a excelência no serviço prestado; no último mês, foram mais de 4 mil atendimentos. Agora, o CEM, mostra a sabedoria e o sucesso que ações desenvolvidas da atenção à saúde foram assertivas. O CEM é uma inovação, pois vai reunir em um só local, várias especialidades médicas e serviços importantes para a população da cidade e região”, comenta.

 

MAIOR OBRA DA GESTÃO NOVOS TEMPOS

O Centro de Especialidades Médicas (CEM) de Coronel Fabriciano será construído em uma área localizada em frente à UPA 24 horas, na Avenida Maanaim – ligação entre os bairros Silvio Pereira II (Setor 2 – Santa Cruz) Caladinho (Setor 5). As obras já iniciaram no local, que inclusive recebeu serviço de terraplanagem. De acordo com o cronograma, o prazo de conclusão é de 12 meses – e até dezembro deste ano, a expectativa é entregar 40% do empreendimento.

Segundo o secretário de Governança de Obras e Serviços Urbanos, Fabrício Farias, o CEM será a maior obra entregue pela gestão Novos Tempos à comunidade, em volume de investimento. “A área construída do CEM será o dobro da UPA 24 Horas e equivalente ao novo Paço Municipal, que é vertical. Mas o novo equipamento público ocupará uma área maior, já que terá um único pavimento, além de especificidades, como gerador próprio, subestação dedicada e sistema de distribuição de gases medicinais”, detalha.

 

PRÉDIO MODERNO E ACESSÍVEL

Toda a obra foi projetada e será executada conforme os critérios de acessibilidade, Código de Posturas e legislação urbana vigentes no município, Estado e União, além do plano de combate a incêndio e sinistros. A empresa licitada é Ribeiro Alvim Engenharia. Seguindo uma recomendação do prefeito, no decorrer da obra, a empresa vai optar, primeiramente, por contratar profissionais que residem em Fabriciano.