Você está em:
IMPRIMIR

Fabriciano apresenta a outros municípios modelo bem sucedido de “Volta às aulas”

22 de fevereiro de 2021

O modelo bem sucedido de volta às aulas em formato presencial adotado por Coronel Fabriciano foi apresentado aos gestores da educação de Caratinga, município que fica a 103km. Semana anterior, uma comitiva de Rio Piracicaba também esteve na cidade conhecendo os investimentos e protocolos adotados e outros três municípios já estão com agenda reservada. A comitiva caratinguense foi composta pela Secretária de Educação, Helaine Alves, Erick Gonçalves, Secretárilo de Saúde, Rosa Nascimento, Gerente Pedagógica e a Cordenadora da pasta da educação, Cristina Damaceno. O Secretário Erick Gonçalves também se reuniu com o Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau.

Carlos Alberto Serra Negra, Secretário de Governança Educacional de Coronel Fabriciano fez uma apresentação sobre a forma como o município se preparou para retormar o ensino presencial. O encontro teve ainda a participação das gerências de Sistema, Cristina Soares  e Pedagógica, Neuza Viana. Fabriciano fez um grande investimento na área da educação para garantir o retorno das aulas com segurança.

Dentre os protocolos, a secretaria monitora constantemente a saúde dos alunos e servidores e tem determinação para suspender as aulas imediatamente em caso de registros da doença. Para garantir o retorno com segurança para todos, o município adquiriu máscaras, protetores faciais, álcool em gel para todas as salas e promove a limpeza constante de todo o ambiente escolar inúmeras vezes por dia. O transporte de alunos também segue os mesmos protocolos.

Com todo esse investimento, o município segue para a quarta semana de aulas presenciais sem nenhum caso de contaminação. Para garantir as práticas adotadas, os proficionais da educação recebem treinamentos semanais.

Investimentos da gestão

Em 4 anos de gestão, Fabriciano investiu mais de 10 milhões de reais na educação. Carlos Alberto Serra Negra  destaca a adoção do Sistema Aprende Brasil, que segundo ele garante qualidade igualitária do ensino em todas as escolas. O município oferta ainda Kit Escolar de alta qualidade, uniformes com tênis e agasalho e merenda diferenciada e com acompanhamento nutricional. Os resultados do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB) em 2020 evoluíram com os números passando de 6 para 6,2.

A Secretária de Educação de Caratinga, Helaine Alves disse que a visita técnica foi produtiva para que o município também adote sua política de volta às aulas.

“Acredito que temos muito a ganhar com a parceria entre os municipio e quem mais ganha com isso são os alunos, com essa troca de expeciencia” disse.

“Gostaria de agredecer em nome do prefeito, Dr Welington, e em meu nome e recebemos muitas informações que serão de muita valia para nós”, concluiu Helaine Alves .

Carlos Alberto Serra Negra informou que Fabriciano está de portas abertas os prefeitos e secretários vizinhos.

“Tenho percebido que na visão dos outros municipios, Fabriciano tem se tornado referência mediante ao trabalho desenvolvido ao longo dos 4 anos, e com as ações para a voltas das aulas. Vamos continuar evoluindo e estudando novas práticas para que nossos alunos e os municípios se beneficiem”, diz Carlos Alberto Serra Negra.