Domingos Sávio destaca aprovação do plano de contingência para recuperação dos reservatórios de Furnas e Peixoto

19 de outubro de 2021

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) aprovou nesta segunda-feira, 18 de outubro, o mérito do Plano de Contingência para a Recuperação de Reservatórios do Sistema Interligado Nacional – SIN, que engloba os lagos de Furnas e Mascarenhas de Moraes (Peixoto).

Essa é uma luta do deputado federal Domingos Sávio. Em julho deste ano, o parlamentar promoveu uma Audiência Pública na Comissão de Minas e Energia (CME) e, com a participação da ANA, ficou estabelecido prazo para que a Agência apresentasse proposta de controle de vazão nas represas de Furnas e Peixoto, com vistas a alcançar a cota mínima de volume dos reservatórios que é de 762 e 663, respectivamente.

O Plano aprovado esta semana foi elaborado com base em estudos e simulações realizados pela Agência, preparando-se inclusive para a repetição de anos desfavoráveis em termos de chuvas.

O objetivo da proposta é mitigar os efeitos da situação de escassez hidro energética em 2021, que tem provocado a redução significativa dos níveis dos reservatórios, de forma a aumentar a segurança hídrica e garantir os usos múltiplos da água em 2022 e nos anos seguintes.

Esta é uma vitória de todos nós que lutamos em defesa de Furnas e Peixoto e em especial do movimento Pró-Furnas e Peixoto. É pró-cota 762 e pró-cota 663. Não vamos parar enquanto não recuperarmos os níveis ideais dos nossos reservatórios e, especialmente, resgatarmos o respeito ao princípio constitucional dos usos múltiplos das águas”, comemorou Domingos Sávio.