Você está em:
IMPRIMIR

Integrantes do Tucanafro-MG visitam parlamentares tucanos em Brasília

14 de junho de 2013

DivulgaçãoRepresentantes do Tucanafro de Minas Gerais estiveram, nessa quarta-feira (24), em Brasília, visitando os parlamentares mineiros no Congresso Nacional. “O objetivo foi buscar apoio dos deputados tucanos para o fortalecimento das ações de combate ao racismo e ações afirmativas conforme previstas no Estatuto da Igualdade Racial”, afirmou o coordenador do Tucanafro, Juvenal Araújo, que estava acompanhado do presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Ronaldo Antônio Pereira da Silva, e do especialista em gestão pública com ênfase em gênero raça e etnia, Clever Machado.

Eles entregaram aos congressistas reivindicações da população negra, como a destinação de recursos orçamentários – por meio de emendas parlamentares – para ações da política de igualdade racial em Minas; sustentação política para o fortalecimento das instituições de enfrentamento ao racismo; além do apoio à discussão e aprovação aos projetos de interesse da população negra, indígena e cigana em tramitação na Câmara dos Deputados. “Também reivindicamos a adesão destes deputados à Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas”, disse Juvenal Araújo.

O secretário-geral do PSDB, deputado federal Rodrigo de Castro afirmou que o movimento Tucanafro resgata as ações participativas para igualdade social, realizadas durante os governos do PSDB – especialmente o de Aécio Neves em Minas Gerais e o de Fernando Henrique Cardoso na Presidência da República. “O Brasil só vai ser um país desenvolvido quando alcançar igualdade racial em sua plenitude, e quando os negros tiverem as mesmas oportunidades que os brancos”, afirmou o parlamentar.

Após visitar a Câmara dos Deputados, os integrantes do Tucanafro mineiro foram ao Senado para encontro com o senador Aécio Neves. Eles agradecerem o apoio do senador à criação da coordenação do núcleo da militância negra. O secretariado Tucanafro deve ser criado oficialmente na convenção nacional do PSDB, em Brasília, no dia 18 de maio. “Durante a conversa, o senador Aécio Neves nos parabenizou pela iniciativa e reafirmou seu apoio ao Tucanafro”, informou Juvenal Araújo.