Você está em:
IMPRIMIR

IV Conferência Municipal debate por dois dias a igualdade racial em Contagem

26 de julho de 2017

conferencia-municipal-debate-igualdade-racial-em-contagem--20170725053133

“O Brasil na Década do Afrodescendente: Contagem Promovendo a Igualdade Racial – Por Nenhum Direito a Menos” é o tema da IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que será promovida na próxima sexta-feira (28/7) e sábado (29/7), na Faculdade UNA (avenida João César de Oliveira, 5.775, bairro Beatriz), em Contagem.

Durante os dois dias de evento haverá palestras, formação de grupos de trabalho, eleição de delegados municipais que representarão o município na etapa estadual, além de apresentação de propostas e debates. As propostas aprovadas terão caráter propositivo e serão dirigidas ao governo estadual. A partir de cada eixo temático será definido o papel do Estado na implementação e execução da Política de Promoção da Igualdade Racial.

De acordo com o coordenador municipal de Promoção da Igualdade Racial, Diego Moreno, a IV Conferência Municipal faz parte de um conjunto de ações afirmativas com o objetivo de reafirmar e ampliar o compromisso governamental e da sociedade com políticas de enfrentamento ao racismo.

Para Moreno, é necessário mostrar caminhos e alternativas para a construção de um ambiente de efetiva igualdade racial e religiosa em Contagem. “Esses fatores são essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com justiça e equidade social”, destacou. A IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial é uma iniciativa da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Programação

Dia 28 (sexta-feira)

19 horas: Credenciamento/café de recepção

20 horas: Solenidade de abertura

20h30: Palestra: João Pio, superintendente de Políticas Afirmativas e Articulação Institucional – Subsecretaria de Igualdade Racial

21 horas: Palestra: Clever Machado, ex-Ouvidor Nacional da Seprir

21h30: Encerramento

Dia 29 (sábado)

8 horas: Credenciamento/café de recepção

8h30: Solenidade de abertura, com a participação do secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda

9 horas: Leitura e aprovação do Regimento

10 horas: Formação dos grupos (GTs)

12 horas: Almoço

13h30: Plenária/aprovação de propostas

15h30: Apresentação dos delegados eleitos nos GTs

16 horas: Encerramento