Domingos Sávio

Domingos Sávio exerce atualmente seu terceiro mandato como deputado federal. Ele é médico veterinário, graduado pela UFMG. Nasceu na cidade de São Tiago e casou-se, constituiu família e exerceu sua profissão em Divinópolis, onde iniciou sua vida pública. Atuou como líder cooperativista, exercendo a presidência da Cooperativa Agropecuária de Divinópolis e da Cooperativa de Crédito Rural – Crediverde. Foi também presidente do Sindicato Rural de Divinópolis.

Elegeu-se vereador em 1992, atuando como presidente da Câmara Municipal no biênio 1994 a 1996. Em 1996, foi eleito prefeito de Divinópolis, exercendo um mandato dinâmico e progressista.

Em 2003, foi eleito para seu primeiro mandato como deputado estadual, sendo reeleito em 2006 com quase 100 mil votos – o dobro da votação obtida no primeiro mandato. Na Assembleia Legislativa, foi um dos principais articuladores do governo mineiro, atuando na presidência de diversas comissões e também como Líder da Maioria na Casa.

Seu trabalho favoreceu a eleição, em 2010, para a Câmara dos Deputados, quando recebeu a missão de representar os municípios de Minas Gerais na esfera federal. Logo em seu primeiro mandato no Congresso Nacional, repetiu a experiência de sucesso dos mandatos anteriores, destacando-se como um parlamentar atuante. Em 2014 foi reeleito e em 2019 iniciou seu terceiro mandato com a experiência e bagagem de mais de trinta anos de vida pública.

De junho de 2015 a abril de 2019, Domingos Sávio presidiu o Diretório do PSDB de Minas Gerais, tendo sido eleito e reeleito de forma consensual e unânime dos convencionais, com o apoio de todos os deputados estaduais e federais eleitos pela sigla e de parceiros políticos do partido.

Em maio de 2019, assumiu a vice-presidência nacional do partido, ao lado do presidente, o deputado Bruno Araújo, com o propósito de fortalecer a gestão participativa e democrática de todos os membros. Na qualidade de vice-presidente, Domingos Sávio desempenha um papel importante no dia a dia das decisões da executiva nacional e é o responsável por substituir o presidente em sua ausência e também o papel de porta voz do partido.