Prefeitura de Coronel Fabriciano vai atender demanda reprimida de exames com o Sesc Saúde Mulher

4 de agosto de 2017

sesc saude mulher

selogestaotucana

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e com o Sindicado do Comércio do Vale do Aço (Sindcomércio), realizará de agosto a outubro, na Praça da Estação, o Sesc Saúde Mulher. Trata-se de uma unidade móvel direcionada à promoção da saúde feminina e que tem como principal objetivo atender a demanda reprimida de exames da população, que existe desde 2015.

Segundo o prefeito Dr. Marcos Vinicius (PSDB), a chegada da carreta representará um salto importante na saúde de Coronel Fabriciano e reafirma a parceria da prefeitura com o Sindcomércio. “O sindicado tem sido nosso parceiro desde o início, e agora com essa unidade móvel na cidade vamos diminuir uma demanda reprimida de 1.400 exames que estavam parados” explica. De acordo com Dr. Marcos, a intenção é aumentar o número de exames e garantir a prevenção de uma parcela significativa de mulheres.

Para o presidente Sindcomércio, José Maria Facundes, a importância dessa parceria é de nível social. “Através da carreta do Sesc nós iremos atender a um grupo de mulheres que dificilmente teria acesso aos exames. Nós atendemos a uma solicitação do prefeito e estamos muito felizes de levar esse atendimento até a população”, afirma.

Número de atendimento

Serão realizados durante o período, 448 mamografias com mulheres de 50 a 69 anos, 768 preventivos com idades entre 24 a 69 anos e 200 ultrassons (pélvico, transvaginal e mamas) de qualquer faixa etária. A equipe de saúde da Prefeitura está entrando em contato com pacientes que serão atendidas pelo Sesc Saúde Mulher.

“Essas pacientes estão na fila de espera há mais de dois anos. O objetivo dessa ação é justamente diminuir essa demanda acumulada por mamografias, ultrassons e preventivos. Fizemos a listagem e encaminhamos os nomes para Belo Horizonte” ressalta o secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau.

As pacientes que forem realizar os exames já estão participando, até o dia 7 de agosto, de palestras de acolhimento ofertadas pela equipe do Sesc na Câmara Municipal. Estão sendo abordados temas como cuidados necessários no dia da realização do exame, atividades de educação a saúde além de esclarecimento de dúvidas. Logo após, as pacientes terão seus exames marcados com data e horário.

O caminhão é equipado com consultórios e possui uma estrutura moderna, totalmente acessível às portadoras de necessidades especiais.