Você está em:
IMPRIMIR

Prefeitura de Contagem continua com a campanha de prevenção do câncer de mama no município

30 de novembro de 2017

Marcação para mulheres compreendidas no público-alvo da campanha pode ser feita diretamente no prestador até dezembro

No dia 27 de novembro, comemorou-se o Dia Nacional de Combate ao Câncer. E quando o assunto é câncer, a prevenção continua sendo o melhor remédio, em qualquer época do ano.

Com o objetivo de reforçar a importância da prevenção e de promover ações ligadas à saúde da mulher, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Saúde, prorrogou, até o final do mês de dezembro, a marcação, diretamente junto ao prestador, de mamografias por mulheres residentes em Contagem com idades entre 50 e 69 anos que fizeram o exame há mais de dois anos.

Normalmente, quando a mulher recebe o pedido de mamografia em uma unidade de saúde, precisa primeiro encaminhá-lo ao Setor de Regulação da SMS, para só então fazer a marcação do exame.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais reincidente no mundo, atrás somente do câncer de pulmão, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). Entre as mulheres em todo o mundo, o câncer de mama é o mais frequente, respondendo por cerca de 25% dos casos.

Contatos dos prestadores

Ecoimagem: 2557-5910 / 2557-8855 / 2557-9967 (das 8 às 17h30)

CDI: 3398-5777 (as 8 às 19 horas)

Milhares de mamografias e agendamentos feitos

De junho a outubro de 2017, uma média de 600 consultas com mastologista foram agendadas por mês, totalizando cerca de três mil agendamentos. No mesmo período, mais de 4.500 mamografias foram feitas.

Atualmente, o município conta com três mastologistas, dois no Centro de Consultas Especializadas (CCE) Iria Diniz e um no CCE Ressaca.

Mulheres de outras faixas etárias que apresentem sinais ou queixas relativas à saúde da mama ou ao sistema genital feminino também devem procurar uma unidade de saúde. Em todas essas situações, o acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento se dá a partir da Unidade Básica de Saúde (UBS).