Você está em:
IMPRIMIR

Novas Formas de Governar: Prefeitas tucanas recebem, em Brasília, qualificação em gestão pública

2 de junho de 2017

Prefeitas-tucanas-recebem-qualificação-em-gestão-pública-731x408

Com a presença de prefeitas e vice-prefeitas eleitas nas últimas eleições, o PSDB Mulher promoveu nesta quinta-feira (1º/6) o primeiro dia do curso de capacitação para gestoras tucanas. Com o título “Novas Formas de Governar”, o evento tem como principal objetivo debater a crise no Brasil e as soluções possíveis para administrar diante das dificuldades atuais. O evento continua na sexta-feira (02/6).

A presidente do PSDB Mulher, Solange Jurema, abriu o encontro afirmando que a capacitação é o primeiro passo para o fortalecimento das mulheres que estão à frente de uma prefeitura. “Esse encontro é muito oportuno porque é nos municípios que tudo acontece. É lá que é possível fazer a diferença e onde exercemos a nossa cidadania”, disse.

A tucana fez um balanço positivo da primeira parte do encontro. “O primeiro dia do workshop foi um sucesso. Nós falamos sobre ética, sobre gestão pública, sobre transparência e todos estes temas estão ligados às novas formas de governar que é o que nós queremos passar para as nossas prefeitas. Muitos dos nossos políticos estão distantes do que a população está querendo. Hoje as prefeitas ouviram sugestões valiosas para melhor governar”, afirmou.

Caminhos para a igualdade

Uma das palestrantes do dia, a gerente de projetos da ONU Mulher, Maria Carolina Ferracini, apresentou o projeto Cidade 50-50 da organização, que faz parte de um esforço para incentivar a igualdade de gênero e a implementação do desenvolvimento sustentável nas administrações. Ela destacou a importância da paridade de gênero para a concretização da democracia em uma sociedade.

“Nossa proposta é que as prefeituras que façam a adesão ao programa e se comprometam com uma agenda municipal de igualdade de gênero, onde trabalhem seis grandes áreas de políticas públicas e, a partir delas, possam trazer condições melhores para as mulheres nas cidades. As seis áreas são governança, participação política, empoderamento econômico, igualdade na educação, saúde integral e enfrentamento da violência contra a mulher”, explicou.

Maria Carolina convidou as prefeitas a fazerem parte do projeto e a assumirem um compromisso público de combater a desigualdade entre homens e mulheres nas administrações.

O professor e especialista em administração pública, José Luiz Sousa, falou sobre planejamento orçamentário e a gestão de pessoas. Segundo ele, é muito importante para quem ocupa um cargo público saber como é exercida a parte financeira do governo.

“A ideia é preparar o pessoal de uma maneira que eles tenham uma visão clara de como é que é exercida a parte financeira do governo – de onde vem as receitas, aonde vão as despesas e como é que isso funciona hoje em dia. Depois da Lei de Responsabilidade Fiscal, a estrutura de utilização das leis orçamentárias ficou mais rígida, exige uma transparência maior. É fundamental que os novos prefeitos e pessoas que estejam pela primeira vez em contato com o executivo tenham uma visão clara de qual é o programa que eles irão propor, porque nós estamos no primeiro ano de governo e é no primeiro ano de que se forma o plano de governo para os próximos quatro anos”, esclareceu.

Sousa enfatizou que este tipo de esclarecimento é útil e faz parte de um ato de cidadania que deveria abranger todos os cidadãos.
“Todos deveriam ter essa informação. É uma formação de cidadania e não só de atividade política. Nós precisamos de mais pessoas dedicadas a isso e de mais difusão desta área”, disse.

A modernização da máquina pública foi o tema de encerramento do primeiro dia do workshop. A prefeita de Paraguaçu Paulista (SP), Almira Ribas Garms, contou a sua experiência à frente do município e disse que a busca pela melhoria na gestão pública deve ser constante.

“O PSDB Mulher tem investido muito na excelência. Viemos aqui para trazer formas mais modernas de administrar. O evento de hoje foi muito importante porque ouvimos técnicos com especialidades em áreas do serviço público para aprimorarmos este início de gestão e enfrentar este momento tão difícil pelo qual nosso país está passando”, concluiu.

A prefeita de Vespasiano, Ilce Rocha, e Eliana Piola, primeira vice-presidente do PSDB Mulher de MG e Primeira Secretária Nacional do Secretariado, no curso de capacitação, em Brasília

A prefeita de Vespasiano, Ilce Rocha (à direita), e Eliana Piola, primeira vice-presidente do PSDB Mulher de MG e Primeira Secretária Nacional do Secretariado, no curso de capacitação, em Brasília

Fonte: Portal PSDB

Assista: