PSDB de Congonhas aprova gestão jovem e reconduz Thiago Xavier à presidência do diretório municipal

9 de outubro de 2017

A eleição que reconduziu Thiago Xavier à presidência do PSDB de Congonhas foi realizada no sábado (08/10)

O Diretório do PSDB de Congonhas reconduziu, no sábado (08/10), o presidente Thiago Xavier para mais um mandato para o biênio 2018/2019. Ele terá ao seu lado na direção do partido o vice-presidente Ely Anunciação Ferreira, o secretário-geral Lúcio Coimbra, o tesoureiro Sandro Cordeiro e o líder do partido na Câmara Adivar Barbosa. A principal missão da diretoria será, além de seguir oferecendo respaldo ao prefeito Zelinho (PSDB), coordenar no Município a campanha eleitoral de 2018 e fortalecer o partido para a campanha de 2020.

Ao final da eleição desse sábado, Thiago Xavier, advogado de 29 anos, disse estar feliz de ter sido reconduzido, por consenso, à presidência do PSDB de Congonhas, como aconteceu dois anos atrás.

“A gestão do prefeito Zelinho é referência para Minas e o Brasil, haja vista que recebeu, em 2015, o prêmio de melhor cidade de pequeno porte do País. Ficamos igualmente honrados com a presença e apoio de grande número dos membros do PSDB local, de presidentes de partidos aliados, vereadores e outras lideranças, dos deputados federais Caio Narcio e Marcus Pestana, este último representado pelo seu assessor Julinho, já que participava de um congresso de saúde em Foz do Iguaçu, além do deputado estadual João Vitor Xavier. Temos a missão de coordenar as campanhas dos nossos deputados estaduais, federais, governador e presidente da República no ano que vem”, lembrou o tucano.

Thiago Xavier falou também sobre o trabalho visando o fortalecimento do partido trazendo novas lideranças jovens. “Criamos o PSDB Jovem, o PSDB Mulher e agora criaremos o Tucanafro, que é um segmento que lutará pela promoção da igualdade racial. Trabalhamos para que em 2020 estejamos preparados para escolher um candidato com potencial de fazer a sucessão do prefeito Zelinho e dar continuidade ao belo trabalho que ela realiza, com sua equipe, em nossa Congonhas. Mesmo diante do cenário adverso da política nacional, eu sigo acreditando que a política é o maior meio de transformação da sociedade. Por isso recomendo aos jovens ingressem no meio político”, ressaltou o presidente do PSDB de Congonhas.

O prefeito Zelinho avalia os avanços do PSDB de Congonhas nos dois últimos anos como um dos responsáveis pelo sucesso de seu governo até agora. “O Thiago fez um excelente trabalho neste primeiro mandato, quando entraram vários membros novos para o partido, ele trouxe uma ala jovem, fortaleceu a participação das mulheres, agora abre espaço para a temática da igualdade racial. Atualmente, participam em média 40 pessoas nas reuniões mensais. O partido tem dado o apoio necessário para a nossa gestão, inclusive se relacionando muito bem com as demais legendas que compõem nosso grupo político de apoio. O exemplo disto é a participação de outros líderes partidários aqui [sede do PSDB Congonhas]. Com isso, estamos conseguindo dar continuidade a essa revolução que acontece na gestão pública de Congonhas, que a população percebe em forma de melhoria dos serviços que prestamos a ela”, avalia.

Renovação

Outro exemplo da força jovem do PSDB mineiro, o deputado estadual e secretário-geral da legenda em Minas Gerais, João Vitor Xavier demonstra sua felicidade em encontrar em Congonhas pares nesta tentativa de mudar o cenário político brasileiro e, ao mesmo tempo, perceber que figuras experientes do partido e do grupo político em torno do governo municipal realizam uma gestão bem distinta das que são vistas normalmente Brasil afora.

“Fico muito feliz com a renovação que está acontecendo no partido. O resultado é muito bom e é demonstrado nas urnas: houve uma vitória contundente do prefeito Zelinho e deste grupo liderado pelo PSDB nas urnas nas últimas eleições municipais. Isto é a prova de que o partido está funcionando, que a presidência do Thiago no primeiro mandato foi muito bem sucedida e de que há unidade, espírito de grupo, solidariedade. E este é talvez o grande exemplo do PSDB de Congonhas, para Minas e o Brasil. Quando está na oposição ou governo, em qualquer momento histórico, o PSDB da cidade funciona, discute ideias, apresenta nomes, traz novas pessoas, por isso que ele funciona e tem conseguido fazer um trabalho tão bem feito na cidade. Como secretário-geral do PSDB no estado, eu digo por onde passo que o partido em Congonhas é um exemplo”, afirmou João Vítor Xavier.

Não menos jovem, o deputado federal Caio Narcio disse ser testemunha da transformação da cidade por meio da atuação do partido e seus aliados. “Percebo isso desde quando vinha aqui como militante da juventude. O PSDB valorizou as pessoas, as lideranças pelas suas qualidades técnicas, a partir de uma gestão bem organizada, deixando sua marca na transformação da cidade. O modelo de administrar o que é público foi aprovado pela população, o que foi visualizado nas urnas nas últimas eleições. E o prefeito Zelinho serve de inspiração para todos os outros prefeitos. Preocupado com quem mais precisa, gastando menos com o que não precisa e mais com o necessário. E vai além, tendo papel de destaque na AMIG, está na AMM. O Thiago Xavier segue os passos do Zelinho, se transformando também em outra grande liderança da cidade, que por isso também é reconduzido à presidência do PSDB. Os dois juntos são a mistura de maior sucesso: a experiência de quem sabe fazer com a energia do jovem, que tem a vontade e que já começa a fazer bem feito também. O Zelinho tem sabido articular essas forças, dar espaço para a juventude demonstrar seu talento e o Thiago, também com maestria, a coordenar e articular as definições do partido, dando suporte a este governo tão vitorioso”, destacou Caio Narcio.