Juventude do PSDB em Araxá: O Começo

17 de abril de 2012

Artigo do Jovem Pedro Abrão Marques Júnior

Nos últimos meses, o PSDB de Araxá tem desenvolvido um processo de reestruturação de seu diretório municipal. A comissão provisória, liderada pela vereadora Edna Castro, não tem medido esforços no trabalho de reerguer a sigla em nossa cidade. A intenção, na verdade, é fortalecer o partido, de modo que sua atuação não seja meramente eleitoral, mas que se transforme em uma instituição que contribua para o progresso de Araxá, discutindo os problemas de nossa sociedade e formando lideranças capazes de resolvê-los.

Nos últimos dias, mais um passo foi dado para que esse projeto de partido se torne uma realidade. Começou a articulação, por parte do diretório municipal, para a formatação da Juventude Tucana em
Araxá (JPSDB-Araxá). Na última segunda feira (09/04), realizamos a primeira reunião, no Museu Legislativo, com alguns jovens para que conhecessem o projeto de juventude tucana municipal.

Em um período de descrença com a política e em uma cidade cujo debate é restrito a certos grupos tradicionais, apresentar um novo projeto aos jovens é, inevitavelmente, um desafio.
A dificuldade, no entanto, adormece perto de pessoas comprometidas, dispostas a democratizar o espaço político em Araxá.

Durante a reunião, apresentamos o partido àqueles jovens que lá compareceram, destacando principalmente a ideologia social democrata, os valores éticos e o modelo de gestão pautado pela eficiência e mérito, proposto pelas gestões do hoje Senador Aécio Neves e do atual governador Anastasia. Além disso, fizemos um panorama do que é a juventude tucana no Brasil e em Minas Gerais, mostrando quem somos e o que fazemos.

Acredito, no entanto, que é preciso explicitar o sentido da existência de uma juventude tucana em Araxá. O primeiro deles, previsto pelo estatuto da juventude nacional, é ser um espaço que congregue os jovens que comungam da ideologia do PSDB. A atuação dos jovens tucanos, porém, vai além disso: devemos formar lideranças que estejam preparadas para discutir a realidade araxaense e que estejam cientes do papel transformador do jovem e da importância da participação política na sociedade. É dever nosso, também, zelar pelos jovens araxaenses, trazendo para o debate político e para as futuras Administrações Municipais temas que concernem aos jovens, de modo a fomentar a elaboração de mais políticas públicas voltadas para a juventude.

A juventude foi, em vários momentos da história, responsável por desencadear transformações que se traduziram em inúmeros benefícios para suas sociedades. Em Araxá, a força jovem, ativa e disposta, parece ser o único motor transformador dessa realidade. O PSDB em Araxá, por sua vez, dá a largada nesse processo com a formação da primeira juventude partidária da cidade. Tenho certeza de que juntos, movidos por nossas paixões e nossos ideais, podemos também mostrar para nossa Araxá o quão importante e fundamental nossa participação pode ser no desenvolvimento dela.