Você está em:
IMPRIMIR

Juventude do PSDB demonstra força no Congresso Nacional de Entidades Gerais da UNE realizado em São Paulo

30 de março de 2017

jPSDB

Considerado uma das principais etapas do processo eleitoral da União Nacional dos Estudantes, o 65º Congresso Nacional de Entidades Gerais da UNE (Coneg) presenciou a demonstração da força da Juventude do PSDB em sua luta para participar ativamente da principal entidade estudantil do país. No evento, realizado entre 17 e 19 de março, na Faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo, a JPSDB conquistou duas vagas na Comissão Nacional de Eleição, Credenciamento e Organização (CNECO) do Congresso Nacional da UNE.

André Morais, tesoureiro nacional da Juventude e coordenador-geral do PSDB no Processo Eleitoral da UNE, ressalta que a participação no Coneg foi uma oportunidade para os jovens tucanos “marcarem posição” na discussão dos rumos do movimento estudantil brasileiro. Segundo ele, o grande objetivo da JPSDB é retirar a UNE do controle de grupos subordinados a partidos como PT e PCdoB e devolvê-la aos estudantes de todo o país.

“A gente não está nesse processo para a UNE ser do PSDB. Ao contrário, a gente quer devolver a UNE aos estudantes de fato, e só uma força como a nossa, que respeita os estudantes, consegue fazer isso. A UNE tem ido na contramão dos anseios da juventude, e a gente quer mudar esse quadro”, salientou o tesoureiro da Juventude do PSDB.

Morais também observa que a principal contribuição da Juventude do PSDB, ao conseguir maior protagonismo nas discussões envolvendo a UNE, é promover um debate entre ideias diferentes dentro do movimento estudantil. Na avaliação dele, há uma visão hegemônica ligada a partidos de esquerda que dificulta a discussão de importantes temas de interesse dos estudantes brasileiros.

“A gente agora faz essa ruptura, deixando claro que esses espaços, como a própria UNE, têm que ser plurais. Tem que existir um debate, e não uma defesa intransigente de um lado político. Nossa participação mostra que existem muitos quadros bons do PSDB que pensam a social-democracia, e que acabam tendo pensamentos muito divergentes dos deles. Mais do que isso, a gente defende a isonomia dessas entidades. O que tiver que criticar, a gente vai criticar de uma maneira construtiva. Acho que esse é o principal recado que a gente dá lá”, afirmou o tucano.

Presidente Nacional da Juventude do PSDB, Henrique Vale também destaca a importância do trabalho da JPSDB na busca pela independência da União Nacional dos Estudantes. “Este projeto é a favor de todos os estudantes brasileiros, é um projeto a favor do Brasil, é um importante legado que nossa juventude deixará”, ponderou.

Conune

O 55º Congresso Nacional da UNE (Conune) será realizado entre os dias 14 e 18 de junho, em cidade a ser definida.