Você está em:
IMPRIMIR

Eleito presidente de comissão, Caio Narcio aponta pautas e desafios que persistem na Educação

23 de março de 2017

Caio Narcio é o novo presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados

Caio Narcio é o novo presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados

O deputado Caio Narcio (PSDB-MG) é o novo presidente da Comissão de Educação da Câmara. O tucano foi eleito nesta quinta-feira (23) para comandar o colegiado neste ano após ser indicado pela bancada tucana para o cargo. O jovem parlamentar pretende imprimir um ritmo firme de trabalho, de modo que o colegiado possa dar sua contribuição no sentido de promover avanços à educação no país.

Na avaliação de Caio, a educação é o grande desafio do Brasil. “Se quisermos construir uma grande nação, temos que passar necessariamente pela educação. Sabemos dos enormes desafios desde a educação básica até a expansão do ensino superior e, por isso, temos que conduzir o trabalho com serenidade, mas imprimindo um ritmo duro e pesado para darmos resultados efetivos. A educação é fundamental para as mudanças que o país tanto precisa”, garantiu o presidente.

O tucano exerce seu primeiro mandato na Câmara e tem dado atenção especial à área da educação desde que chegou ao Congresso Nacional em 2015. Graduado em Ciências Sociais pela PUC-MG, é filho do ex-deputado tucano Narcio Rodrigues. Aos 30 anos de idade, o jovem parlamentar assume a Comissão de Educação depois de já ter sido presidente do Diretório Central dos Estudantes da PUC-MG e do Conselho Universitário de Minas Gerais, além de presidente da Juventude Estadual do PSDB.

Com 42 membros titulares e igual número de suplentes, a Comissão de Educação delibera a respeito de assuntos como as políticas públicas, recursos humanos e financeiros do setor. No ano passado, por exemplo, a reforma do Ensino Médio foi um dos temas debatidos pelos deputados, com intensa participação dos tucanos.

Principais temas

Neste ano, o novo presidente prevê que o debate será extenso e envolverá diversos temas concernentes à área. “Vamos caminhar para poder ter uma pauta de ajustes. É importante que a gente defina, por exemplo, como vai ser feita essa questão dos campi avançados de universidades que estão sem sede, alguns sem estrutura para funcionamento, como vamos fazer com a questão dos investimentos para a educação básica, na questão do FIES, do plano Nacional da Educação, e tantos outros temas”, avalia Caio.

Para o tucano, os embates políticos são inevitáveis. Porém, sob seu comando, a comissão manterá sua característica pluripartidária para que as discussões políticas não se sobreponham e o foco máximo seja construir uma agenda a favor do Brasil.

O líder do PSDB na Câmara, deputado Ricardo Tripoli (SP), esteve presente à reunião na qual Caio foi eleito e destacou a preocupação do partido com a educação no Brasil e o apoio da bancada tucana à indicação do mineiro para o cargo de presidente. “O Caio é um deputado jovem que vem trilhando um grande caminho. É alguém que convive com a educação no dia a dia, e que pode prestar um grande serviço à essa comissão, juntando-se com deputados que são nobres professores, experientes, e com amplo volume de conhecimento acumulado na área. Tenho certeza de que se saíra muito bem na condução dos trabalhos”, avaliou.

Força jovem

As três comissões permanentes da Câmara que passam a ser presididas por tucanos neste ano terão em seu comando jovens parlamentares, como destacou o líder do partido. Além de Caio na Educação, as deputadas Shéridan (PSDB-RR) e Bruna Furlan (PSDB-SP), foram eleitas presidentes das comissões de Defesa dos Direitos da Mulher e de Relações Exteriores, respectivamente. A também jovem deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO) é a 2ª secretária da Câmara.

“O PSDB indiciou três jovens na faixa dos 30 anos para presidir as comissões permanentes. Isso para nós é importantíssimo, uma demonstração de força da nossa juventude”, garantiu Tripoli. Para Caio, além de dar espaço aos jovens, o partido tem dado liberdade a atuação das mulheres, com três deputadas em postos importantes na Casa. “Mas não só os jovens e as mulheres. Toda a nossa bancada é muito qualificada e tem ocupado posições muito importantes graças a isso”, ressaltou.

Deputado combativo

Titulares da Comissão de Educação, os deputados Nilson Pinto (PSDB-PA) e Lobbe Neto (PSDB-SP) comemoram a escolha do correligionário para o comando do colegiado. “Este é o ano das incertezas e espero que elas não contaminem os trabalhos da comissão. Nossa missão principal é criar as bases de um futuro melhor para o Brasil e estaremos com o presidente para trabalharmos juntos e ajudarmos a construir passo a passo o futuro do país”, garantiu o deputado paraense.

“É uma satisfação ter o Caio na presidência dessa comissão que sempre participei ativamente em meus três mandatos. É um jovem combativo e articulado. Meus parabéns! Tenho certeza de que fará um bom mandato e teremos grandes novidades e agilidade nos trabalhos da comissão”, reforçou Lobbe.

Fonte: PSDB na Câmara