Você está em:
IMPRIMIR

Desafio da nossa geração

6 de julho de 2012

Artigo do secretário nacional da Juventude do PSDB, Wesley Goggi


A adoção do símbolo de um tucano para identificar o partido e facilitar sua comunicação já em 1988 deixa claro que desde sua fundação o PSDB se preocupa com a preservação dos recursos naturais, entendendo que a “preservação ambiental é pré-requisito de bem-estar social”. Após discussões, aprovou-se o símbolo-marca, por três razões fundamentais: o tucano é uma ave brasileira, o que vincula o PSDB à terra e a sua gente; o amarelo no peito do tucano lembra a campanha das “Diretas Já” e a luta pela redemocratização; e o tucano é uma ave símbolo do movimento ecológico de preservação da natureza.

O PSDB nasceu como o partido da esperança, mas graças ao trabalho de seus militantes e sua liderança, tornou-se hoje o partido da presença, do futuro tornado realidade no presente. Um partido que fora gestado na oposição, para logo nascer e chegar ao poder com a vocação de reformá-lo, tornando-o democrático, eficiente e transparente.

É com orgulho que nós jovens participamos e temos contribuído para o crescimento e a consolidação do partido.

A juventude é o momento da existência de plenitude de recursos criativos, o que inclui um imenso potencial de mudança. O fato do jovem ainda não estar completamente inserido na estrutura do poder o faz um crítico feroz e um perfeito agente de transformação, capaz de construir o novo. São esses os jovens que estão empunhando bandeiras novas e legítimas em defesa dos excluídos e de valores como a vida e a paz, lutando contra a violência, a fome e outras mazelas de nossa sociedade. A juventude faz isso por sentir em sua própria pele os problemas sociais e os grandes desafios de nossa época.

Garantir sustentabilidade ambiental é o grande desafio da nossa geração. Simples: temos de incluir o meio ambiente no Pacto Social e compreender que qualquer agressão na direção do ecossistema é uma agressão em direção própria. Responsabilidade social é um meio, sustentabilidade, um fim.

Enquanto nosso planeta fica mais urbano, nossas cidades precisam ficar mais inteligentes.