Serviços de massoterapia começam a ser oferecidos pelo Sistema Único de Saúde em Poços de Caldas

27 de março de 2018

Drenagem linfática e massagem terapêutica são os mais novos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde em Poços. A partir desta semana, pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde estão sendo atendidos na Policlínica Central.

Nesta terça, 27, o secretário de Saúde Carlos Mosconi esteve no local para acompanhar os atendimentos. “Logo que tivemos a notícia de que servidores das Thermas teriam que ser realocados na Prefeitura, quando o balneário voltou a ser administrado pela Codemig, vimos nestes profissionais, a possibilidade de trazer novos serviços para a saúde. A massoterapia se enquadra nisso porque alivia dores e traz bem estar aos pacientes. É muito gratificante ver a satisfação das pessoas atendidas porque esse tipo de serviço também demonstra carinho e cuidado, valoriza a individualidade de cada um e os pacientes sentem isso”, afirmou Mosconi.

O aposentado Armando Cândido da Silva, 63, recebeu a prescrição de cinco sessões de massagem terapêutica. Na segunda sessão ele já afirma ter notado diferença na dor no ombro direito que motivou o encaminhamento. “Estava difícil até de levantar da cama, a dor era desesperadora e já estou sentindo a melhora. Eu nunca tinha feito massagem e estou muito feliz por ter este tratamento agora”, disse o paciente.

Para a massoterapeuta Leandra Cristina Nunes de Oliveira que durante quatro anos prestou este atendimento nas Thermas Antônio Carlos, é uma nova experiência poder atender o público do SUS. “Antes eu atendia só os turistas que muitas vezes nem tinham dores, só buscavam para relaxamento mesmo. Está sendo muito bom pra mim porque eu vejo que estou fazendo um bem para a pessoa também, porque estou tirando ou aliviando uma dor. Saber que nós podemos tirar a dor com as mãos, com o nosso trabalho, isso é muito especial”.

Os procedimentos de massoterapia estão previstos na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS e são indicados para diversos tratamentos como de artrite, artrose, lombalgia, distensão muscular, depressão e fibromialgia, entre outros. Na Policlínica Central, duas massoterapeutas se revezam no atendimento que é feito mediante encaminhamento médico das unidades básicas de saúde.

Fonte: Portal da Prefeitura