Você está em:
IMPRIMIR

Senador Aécio Neves destaca reconhecimento mundial do Fica Vivo!

11 de Maio de 2018

Créditos: Bruno Magalhães / Arquivo Fica Vivo

O Fica Vivo!, uma das ações mais bem-sucedidas do país no controle de homicídios e na prevenção à violência, é destaque neste mês de maio no ‘Apolitical’, site inglês de divulgação das principais soluções para os desafios enfrentados pela sociedade em todo o mundo.

Desenvolvido em Minas durante a gestão de Aécio Neves (2003-2010), em parceria com o Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da UFMG, o programa foi responsável pela redução de até 55% do número de homicídios nas comunidades onde foi implantado e ainda hoje é a principal política de prevenção à criminalidade entre jovens em Minas.

O Fica Vivo! foi criado para atender áreas urbanas atingidas pela alta incidência de crimes, oferecendo atividades e apoio a jovens de 12 a 24 anos por meio de oficinas de esporte, cultura, inclusão produtiva e comunicação, além de cursos profissionalizantes. Longe da criminalidade, os jovens passaram a ser ouvidos e atendidos por equipes formadas por diferentes profissionais e orientadores.

“O Fica Vivo! transformou a realidade de dezenas de comunidades em Minas e permanece como uma ação que deve inspirar as políticas públicas de proteção aos jovens nas áreas de maior risco e vulnerabilidade”, destacou o senador Aécio Neves. 

Até 2014, o Fica Vivo! havia sido implantado em 35 centros localizados em várias regiões do Estado. Mesmo após a interrupção de suas atividades durante a gestão do PT, o programa foi retomado e permanece produzindo bons resultados. Entre janeiro e julho de 2017 houve redução de 30% nos assassinatos nas áreas atendidas pelo programa, em relação ao mesmo período de 2016, segundo dados do governo do Estado.

 

Referência para gestores públicos

Sediado em Londres, o ‘Apolitical’ é uma plataforma gratuita utilizada para divulgar aos gestores públicos de todo o mundo ideias e propostas que possam ser usadas no enfrentamento dos problemas contemporâneos.

A experiência de Minas foi destacada pela integração de ações de diversas instituições e se tornou referência para a América Latina no combate à violência.

“Por meio da integração de instituições de justiça criminal e iniciativas de segurança cidadã, o Fica Vivo! engloba o melhor dos esforços de prevenção da violência na América Latina, mesmo nas regiões mais violentas”, diz o site.

 

Avanço no combate ao crime

Em setembro de 2006, o Fica Vivo! foi escolhido como um dos 48 finalistas do Prêmio Dubai (Prêmio Global de Excelência de Melhores Práticas para a Melhoria do Ambiente de Vida), criado pelo Centro das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (UN-Habitat).

Em 2013, também foi apontado como exemplo de prevenção à violência e redução da criminalidade pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD). Em pesquisa divulgada nos Estados Unidos, a instituição citou o Fica Vivo! como “importante avanço no combate ao crime”.

 

Leia mais no site Apolitical – https://bit.ly/2K5r78s

Fonte: Assessoria do senador