Balneário Mário Mourão, de Poços de Caldas, volta a realizar atendimentos a pacientes do SUS

26 de fevereiro de 2018

O secretário de Saúde Carlos Mosconi esteve no balneário para conferir as melhorias realizadas e acompanhar a retomada dos atendimentos pelo SUS

Na última semana, pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde para realização de tratamento com banhos termais voltaram a ser atendidos, após a reabertura do Balneário Mário Mourão, em Poços de Caldas. O atendimento havia sido interrompido no mês passado, quando a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) voltou a administrar as Thermas Antônio Carlos. Como o Balneário Mário Mourão estava fechado para obras de reforma, o serviço foi retomado esta semana, após a reabertura do local.

O Secretário de Saúde Carlos Mosconi esteve no balneário para conferir as melhorias realizadas e acompanhar a retomada dos atendimentos pelo SUS. “Fiquei extremamente feliz em ver o Balneário Mário Mourão voltando a funcionar. Faz parte da nossa história e é fundamental para o atendimento de turistas e de moradores. Agora, com mais condições para oferecer conforto aos usuários. Fiquei mais feliz ainda em ver nossos pacientes do SUS serem atendidos e bem atendidos, podendo usufruir desta riqueza que nós possuímos. Tudo isso faz parte de uma iniciativa tomada no ano passado, quando incentivamos a ampliação do termalismo social em nosso município e este objetivo permanece”, declarou Mosconi.

Neste primeiro momento, serão atendidos somente os pacientes que já tinham banhos agendados nas Thermas Antônio Carlos. Nair Aparecida dos Santos, 50, empregada doméstica, foi uma das primeiras pacientes atendidas esta semana. “O médico indicou dez banhos para aliviar dores. Estou adorando e espero que me ajude”.

“Por enquanto, a gente espera atender 60 pacientes do SUS por dia durante a semana. A partir de maio, serão feitos novos agendamentos para pacientes encaminhados pelo SUS e a gente volta a atender os sexagenários”, afirmou a chefe do Departamento de Serviços Termais, Sharlene de Carvalho Morais.

Já os atendimentos de fisioterapia e de fibromialgia que eram oferecidos nas Thermas, continuam sendo realizados pelo SUS, em unidades como o Hospital da Zona Leste e nas clínicas credenciadas.

Para outras informações, os pacientes podem entrar em contato pelo telefone (35) 3697-2316 ou ir diretamente ao Balneário, que fica na Praça dos Macacos, em Poços de Caldas. O local fecha toda terça-feira para manutenção.

Em 2017, o termalismo social atendeu a quase 900 pacientes. Os banhos termais são indicados para complementação de tratamento de doenças reumáticas, ortopédicas, circulatórias, além de terem bons resultados em processos inflamatórios, respiratórios e de reabilitação. Há contraindicações para pacientes oncológicos, por exemplo, por isso é necessário encaminhamento médico.