Você está em:
IMPRIMIR

Sala de Estabilização é inaugurada em Casa de Saúde de Tiradentes

24 de julho de 2019

A Prefeitura Municipal de Tiradentes inaugurou no dia 19 de julho a Sala de Estabilização na Casa de Saúde do Pacú. O espaço é destinado para casos de urgência e emergência. Com a medida, os tiradentinos terão acesso a atendimento de qualidade sem precisar viajar a outras cidades.

O atual prefeito de Tiradentes, Zé Antônio do Pacu (PSDB), disse que quando tomou posse encontrou a saúde de Tiradentes em situação precária. Desde então, melhorias estão sendo promovidas nos postos do Programa Social da Família (PSF) e na Casa de Saúde de Tiradentes. O mobiliário e equipamentos foram renovados enquanto médicos, enfermeiros, técnicos e motoristas passaram por treinamentos para melhor atender aos tiradentinos. “Eu achava um absurdo Tiradentes pela fama que tem e ser um destino indutor de turismo não cuidar da saúde de seus habitantes”, enfatiza.

Em uma análise mais ampla, a Sala de Estabilização Maria Trindade Reis (Dona Tita), suprindo as necessidades internas de Tiradentes em que seus moradores não vão mais precisar viajar para serem atendidos, irá desafogar o sistema de saúde regional pois os pacientes serão atendidos na própria cidade.

A  Sala de Estabilização, também chamada de Sala Vermelha, representa mais uma vez o comprometimento e cuidado da Administração 2017-2020 com a saúde da população. Zé Antônio valoriza a conquista, feita com recursos próprios, em meio a um dos momento mais críticos financeiramente de Minas Gerais em que o Governo do Estado não fez repasses retendo os recursos dos municípios. As transferências de verbas para as áreas de educação, saúde e demais áreas foram normalizados nos dois últimos meses. “Mesmo nessas condições, conseguimos montar uma Sala de ponta e preparada para salvar vidas”, comenta.

Para a médica da Casa de Saúde de Tiradentes, Junia Canaan, a sala de Estabilização é um avanço muito grande para a Unidade Básica de Saúde do município, uma conquista para a população. Ela destaca a dedicação e preocupação do poder público municipal com a saúde dos munícipes. “Um estrutura de qualidade permite também que nós, profissionais da saúde, possamos atender de forma mais qualificada os enfermos”, comenta.

O que tem de novo

Junia informou também que a unidade conta com os seguintes novos equipamentos: um respirador; dois aparelhos de eletrocardiograma de última geração (usado quando o paciente chega em parada cardíaca); um cardioversor (que dá o choque na potência necessária pelo monitor de acordo com a situação do paciente); DEA (é um Desfibrilador automático externo utilizado em parada cardiorrespiratória, efetua a leitura automática do ritmo cardíaco através das pás adesivas no tórax. Desfibrilador que é capaz de promover a aplicação de corrente elétrica ao músculo cardíaco, permitindo assim o controle do ritmo cardíaco); três bombas de infusão (permite administração de medicamentos na dose adequada); dois aspiradores de secreção (limpa as secreções dos pacientes), um cama elétrica (alterada de acordo com a necessidade do paciente).

Além de equipamentos, o centro recebeu também medicamentos necessários nos serviços de urgência e emergência muitos deles determinados pelo protocolo ACLS. Os imobiliários como macas, balanças etc. também são todos novos.

A Sala de Estabilização conta com equipamentos modernos e novos

Treinamento

O responsável pelo treinamento com os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem foi Ronaldo Araújo, coordenador Núcleo de Educação Permanente – NEP de Barbacena. Ele informou que foram várias fases de capacitação dos profissionais tanto no complexo regulador do Núcleo de Educação Permanente em Barbacena quanto sendo finalizado na própria Sala de Estabilização, em Tiradentes. “O objetivo é o de assegurar uma assistência qualificada na abordagem inicial às urgências e emergências do paciente grave adulto e pediátrico para a população local. A avaliação foi bem satisfatória, os trainees mostraram perícia nas abordagens treinadas”, explica.

Fonte: Jornal Primeira Página