Reunião no Ministério de Minas e Energia discute produção de bioquerosene na Zona da Mata

10 de maio de 2018

O deputado federal Marcus Pestana se reuniu nesta quarta-feira (09/05) com o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, e representantes da “Plataforma de Bioquerosene e Renováveis da Zona da Mata” para discutir a implantação de uma agenda positiva de desenvolvimento sustentável na região de Juiz de Fora, e que poderá ser um modelo para todo o país.

Trata-se de um projeto que tem o objetivo de produzir, de forma integrada, combustíveis verdes, como o bioquerosene e o biodiesel, a partir da utilização da fração orgânica de lixo urbano e principalmente de óleos vegetais extraídos de espécies nativas – a macaúba.

A Plataforma integra os processos da cadeia produtiva do bioquerosene de forma sustentável – “desde a pesquisa até a asa do avião” – visando à redução do uso de combustíveis fósseis, à recuperação de pastagens degradadas, à restauração dos biomas, bem como ao desenvolvimento social e econômico, com geração de emprego e renda, por meio da participação dos pequenos e médios agricultores e da agroindústria.

Participam da Plataforma diversos parceiros da iniciativa privada, como a empresa aérea GOL, da administração pública, por meio do governo estadual e das prefeituras, sobretudo da Prefeitura de Juiz de Fora, setores da agroindústria, institutos de pesquisa e da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio).

Assinatura

O ministro Moreira Franco foi convidado para a assinatura do Memorando de Entendimento, em Juiz de Fora, no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Será a primeira ação destinada a formalizar a implantação da Plataforma de Bioquerosene e Renováveis da Zona da Mata.

Fonte: Assessoria do deputado