Prefeitura de Pouso Alegre participa de ação para contenção da poluição do Rio Sapucaí Mirim

30 de julho de 2019

Membros da ONG Manducaí em parceria com a Prefeitura de Pouso Alegre percorreram no último sábado (27/07), cerca de 10 km do Rio Sapucaí Mirim, através do Projeto Ecobarreiras, que está sendo desenvolvido para a contenção da poluição fluvial na região da Bacia do Sapucaí.

Munidos de caiaques e barcos, um grupo formado por 20 pessoas, entre voluntários da Manducaí, um vereador e o secretário de planejamento e meio ambiente, Alberto Maia Valério, retiraram garrafas pets, resíduos de isopor e outros materiais que aceleram o processo de poluição do rio.

Quase um milhão de pessoas de 48 cidades da região sobrevivem no entorno da Bacia do Rio Sapucaí. Um de seus afluentes, o Rio Mandu,  atravessa  Pouso Alegre e já foi, há muitas décadas, navegável e um importante espaço de lazer .

Participante do grupo, o secretário Alberto Maia destacou a importância da ação que retirou cerca de 50 kg de poluentes e flagrou até uma descarga de esgoto caindo diretamente no rio . “Esse material recolhido  e o esgoto são exemplos do grave problema da poluição por que passa o Rio Sapucaí Mirim”, afirma.

Apesar da gravidade ambiental ocasionada pelo lançamento de lixo no leito do Sapucaí Mirim, o vereador Bruno Dias ressalta que ainda é possível, com ações planejadas, resgatar a vida no rio. “O Sapucaí ainda tem vida, é navegável, encontramos bichos como capivaras. Ao contrário do Rio Mandu, que precisa de salvação e,  em seu trecho urbano, está visivelmente morto”, completa.