Prefeitura de Poços de Caldas vai criar um programa para o desenvolvimento e o apoio à apicultura

3 de agosto de 2017

Reunião aconteceu na última terça-feira 1º/8) no gabinete do prefeito

Reunião aconteceu na última terça-feira (1º/8) no gabinete do prefeito

selogestaotucana

Representantes da Associação dos Apicultores do Planalto de Poços de Caldas entregaram ao prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) propostas para o Programa de Desenvolvimento e Apoio à Apicultura do município. O encontro aconteceu na última terça-feira (1º/8) e contou com a presença do presidente da associação, Joel Torres, de demais membros da diretoria e associados.

Entre as sugestões para o Programa de Desenvolvimento, consta a criação da “Casa do Mel”, um embrião da futura cooperativa que reunirá todos os apicultores da região. Atualmente, integram a associação cerca de 20 produtores dos municípios de Poços, Botelhos, Caldas, Campestre e Andradas, com uma produção estimada entre 10 e 12 toneladas por ano.

Clóvis Nascimento Lima, assessor técnico da associação, afirma que a “Casa do Mel” será importante para a estruturação da cooperativa e, consequentemente, na ampliação da produção. Segundo ele, o processo de beneficiamento do produto contará com apoio profissional especializado, para garantir as condições de higiene exigidas pelos órgão de fiscalização.

Lima cita como algumas vantagens para o cooperado, os programas de apoio à cadeia produtiva, também os cursos de qualificação e a criação de núcleos na zona rural, que vão ajudar a gerar mais empregos. O assessor cita, ainda, a assessoria jurídica ao apicultor, a certificação e o selo de garantia para o produto. “São ações necessárias para ter acesso ao comércio nacional e exterior, justificou.

Participaram também da reunião, o vereador, Álvaro Cagnani, os integrantes da Associação dos Apicultores, Gustavo Fonseca, Fábio Paulino dos Santos, Roberto Ferreira e, ainda, Vanessa Barzagli, coordenadora de fomento da área de Agropecuária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet).

Merenda

O prefeito Sérgio Azevedo sugeriu parceria aos produtores para incluir o mel, que é um alimento rico em nutrientes e que faz bem à saúde, na merenda nas unidades educacionais do município. Além da questão nutricional, os apicultores pretendem realizar também palestras nas escolas para mostrar as propriedades do mel e os benefícios da polinização para a agricultura.