Você está em:
IMPRIMIR

Prefeitura de Poços de Caldas constrói calçadas com material descartado pelos moradores e recolhido pelo “cata-treco”

1 de agosto de 2017

O material que antes era descartado no lixão agora é reciclado e utilizado na pavimento das novas calçadas

O material que antes era descartado no lixão agora é reciclado e utilizado na pavimento das novas calçadas

selogestaotucana

Projeto criado pela Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, está viabilizado a construção e recuperação de calçadas em diversos bairros da cidade. O material utilizado nos reparos é o que foi descartado pelos moradores e recolhido pelo serviço de “cata-treco”, que até então era todo colocado no lixão da zona sul da cidade.

O secretário de Serviços Públicos, Thiago Biagioni, diz que desde o início do ano a secretaria vem construindo calçadas utilizando esses materiais recolhidos pelo serviço de atendimento domiciliar. O serviço foi disponibilizado pela Prefeitura à população em todas as regiões da cidade.

Biagioni informa que nesta primeira fase já foi beneficiada com os serviços da secretaria uma unidade de saúde no Country Club, na zona oeste da cidade. Também tiveram construídas novas calçadas nos bairros Santa Tereza e São Bento, na zona sul, e ainda próximo à escola Dona Mariquinha Brochado, no Parque Pinheiros, zona leste.

Nesta fase, o material recolhido está sendo utilizado apenas na construção de calçadas. A Secretaria de Serviços Públicos quer ampliar o tipo de aproveitamento e utilizar o material também na confecção de escoras para o plantio de mudas de árvores no setor urbano ou em projetos de reciclagem desenvolvidos pela Prefeitura, em parceria com cooperativas e outras entidades do município.

Destinação

Antes, o material recolhido pelo “cata-treco” tinha o lixão como destino do descarte. Agora, o que é trazido das residências é levado para o barracão do setor de Limpeza Pública e é submetido à triagem, que é feita pelos servidores da própria secretaria. Todo material é devidamente desmontado e separado, de acordo com o tipo de uso previsto.