Prefeitura de Janaúba inaugura obra da Academia da Saúde, no bairro Veredas

22 de julho de 2019

Mais uma obra foi entregue pela Administração “Juntos Fazemos Melhor” à comunidade janaubense, na manhã de sexta-feira, 19 de julho. A inauguração da Academia da Saúde do bairro Veredas reuniu autoridades, servidores municipais, grupos de atividades físicas e a comunidade para celebrar a conclusão de um novo espaço destinado à realização de ações de promoção de uma vida saudável.

A solenidade contou com a presença do Prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes (PSDB); do Vice-Prefeito de Janaúba, Elton Freitas; do Prefeito de Monte Azul, Alexandre Augusto Fernandes de Oliveira; do Delegado Regional de Polícia Civil, Renato Nunes Henriques; do Tenente Weder Oliveira, representante do Tenente Coronel Leonardo Simão, comandante do 51º BPMMG; do Secretário Municipal de Saúde de Janaúba, Renato Quimas; do Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos de Janaúba, Jonas Adenis Soares Filho; do Secretário Municipal de Educação de Janaúba, Júlio César Tolentino Barbosa; da Secretária Municipal de Promoção Social de Janaúba; Rosana Barbosa da Rocha; do Controlador Geral Municipal, João Dias Corrêa; e do ex-prefeito de Janaúba, Ivonei Abade Brito, na ocasião representando o deputado estadual, Gil Pereira.

O Secretário de Saúde, Renato Quimas Pereira Lima, destacou a importância de um espaço como a Academia da Saúde para a prática de atividades corporais em tempos que doenças advindas do sedentarismo são cada vez mais comuns. “Esta academia é da comunidade. E toda a população será muito bem assistida, pois temos profissionais capacitados que vão utilizar muito bem este espaço que estamos inaugurando hoje”, disse.

O Prefeito Municipal, Carlos Isaildon Mendes, ressaltou a felicidade e satisfação em entregar a Academia da Saúde à comunidade do bairro Veredas, e lembrou que recentemente foram inauguradas no mesmo bairro as sedes próprias do Centro de Referência Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD III) e da Unidade de Acolhimento Infantijuvenil (UAi). Isaildon salientou ainda o comprometimento da atual gestão em regularizar dezenas de convênios e reiniciar importantes obras que estavam paradas há vários anos, como é caso das Academias da Saúde. “Tínhamos 28 convênios em situação de irregularidade no Município. Mas, com o empenho da nossa equipe, está sendo possível terminar estas obras. Assim, poderemos trazer novos projetos que beneficiem ainda mais o povo de Janaúba”, disse.

O Programa Academia da Saúde é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado para os municípios brasileiros que foi lançado em 2011. Seu objetivo é promover práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, entre outros, além de contribuir para a produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população. Para tanto, o Programa promove a implantação de polos do Academia da Saúde, que são espaços públicos dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados. Janaúba foi contemplada com pólos nos bairros Ribeirão do Ouro, Saudade e Veredas. No mês de agosto, será inaugurada mais uma Academia da Saúde, contemplando a comunidade do bairro Saudade.