Prefeitura de Guaxupé, no Sul de Minas, realizará mais 130 cirurgias de cataratas

4 de abril de 2018

Chegou em Guaxupé na manhã desta terça-feira, 03 de abril, a carreta de oftalmologia. Estacionada na Praça Paulo Carneiro, em frente à Secretaria Municipal de Saúde, a equipe realizará nos dias 05 e 06 deste mês mais 130 cirurgias de cataratas. Esta é a segunda vez que a Prefeitura contrata o serviço. Em setembro do ano passado outras 170 pessoas foram atendidas.

A lista de espera para cirurgias de catarata chega em torno de 200 pacientes na Secretaria Municipal de Saúde. Com a vinda da carreta e a realização deste mutirão, restarão pouco mais de 50 pacientes na fila

Mas de acordo com Elina Costa, Secretária Municipal de Saúde, estes pacientes na espera, estão sendo encaminhados para a cidade de Divinolândia para que possam, finalmente, fazer a cirurgia e, assim, zerar a fila por cirurgias de catarata na cidade.

Desde 2014 a Prefeitura de Guaxupé já realizou aproximadamente 570 cirurgias de cataratas, com este mutirão que acontecerá nesta semana o número será de 700 cirurgias.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, na carreta de oftalmologia serão atendidas somente os pacientes que já passaram pela triagem médica: “Em setembro atendemos 150 pacientes. Agora vamos atender mais 130. Todas estas pessoas passaram por avaliação médica e possuem o encaminhamento. Priorizamos aquelas que o caso é mais urgente. Portanto, todos os pacientes que estão aptos a este mutirão, estão avisados por nossa equipe e comparecerão nesta quinta e sexta para a cirurgia”, finalizou Elina.

Fonte: Assessoria da Prefeitura de Guaxupé