Prefeitura de Guaxupé assina convênio com ONG para inserir jovens de 14 a 24 anos no mercado de trabalho

16 de fevereiro de 2017

prefeito Jarbinhas com a representante da Rede Cidadã e equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social

PSDBnacidade2

Com o objetivo de dar suporte, preparar e inserir o jovem de 14 a 24 anos no mercado de trabalho, o prefeito de Guaxupé, Jarbas Correa Filho, o Jarbinhas, assinou nessa quarta-feira (15/02) um convênio com a ONG Rede Cidadã. A Prefeitura de Guaxupé, no Sul de Minas, é a terceira do estado a assinar o convênio com a organização.

Com a assinatura do convênio, as empresas de Guaxupé terão o respaldo legal, através da Lei 10.097/2000, conhecida como a “Lei da Aprendizagem” para dar a oportunidade de emprego na condição de aprendiz aos jovens. Além do emprego, serão oferecidos diversos cursos profissionalizantes e totalmente gratuitos.

“Embora exista a obrigatoriedade de contratação para as empresas de médio e grande porte, a cota obrigatória de aprendizes está fixada em 5%, e 15% calculada sobre o total de empregados cujas funções demandem formação técnica profissional. A partir de agora, com a Rede Cidadã, iremos preparar estes jovens e levá-los às empresas existentes no município e que possuem condições de atender esta cota”, explicou Claudinei Vitor, secretário municipal de Desenvolvimento Social.

Para fazer parte do programa, os jovens cumprirão de segunda a quinta-feira uma jornada de quatro horas de trabalho nas empresas. Na sexta-feira vão para a sala de aula para a qualificação profissional. No final do mês recebem sua remuneração.

“O programa permitirá que consigamos acompanhar não somente o jovem aprendiz, mas a parceria prevê, inclusive, que façamos o acompanhamento da família pela rede sócioassistencial – Rede de Proteção”, ressaltou o secretário.

Compromisso com a empregabilidade

De acordo com Christiane Loureiro, representante da Rede Cidadã, o programa prevê o compromisso com a empregabilidade: “Ao término do Programa de Aprendizagem Profissional Rede Cidadã, os jovens podem ser efetivados como profissionais da empresa que os formou. Isso geralmente acontece. Caso não seja efetivado, temos o compromisso de encaminhá-los para novas oportunidades no mercado de trabalho com as empresas parceiras do projeto”, informou.

Segundo o prefeito Jarbinhas, dar oportunidade aos jovens é restaurar o valor da vida e do trabalho. “Embora enfrentamos uma crise econômica, mais do que nunca é hora de darmos oportunidades, especialmente a estes jovens que buscam o primeiro emprego e, consequentemente, uma qualificação profissional. O trabalho dignifica o homem. Poder, com autorização de lei, dar oportunidade a um adolescente de 14 anos é justo. Eles terão uma carga horária para cumprir dentro de uma empresa, mas irão frequentar a escola de ensino formal, do ensino médio à faculdade, e ainda uma vez na semana vão se qualificar nos cursos que serão oferecidos. Se prestarmos atenção, o jovem que é inserido na Rede Cidadã não tem tempo ocioso. Estará sempre ocupado e isso o deixará mais responsável, qualificado e longe da criminalidade”, finalizou o prefeito.

A Rede Cidadã, fundada em 2002, reúne sociedade civil, empresas, órgãos públicos e outras organizações sociais para trazer soluções em geração de trabalho e renda. A ONG já inseriu mais de 50.000 pessoas no mercado de trabalho.

Fonte: Prefeitura Municipal de Guaxupé