Você está em:
IMPRIMIR

Prefeitura de Governador Valadares lança site responsivo que oferece novos serviços online para contribuintes

8 de Maio de 2017

Site usa tecnologia que permite se adaptar a todos os tamanhos de telas

Site usa tecnologia que permite se adaptar a todos os tamanhos de telas

selogestaotucana

O novo site da Prefeitura de Governador Valadares vem com o chamado design responsivo, ou seja, tecnologia que permite ao site se adaptar a todos os tamanhos de telas (computador, tablet e smartphone, entre outros).

Outra grande novidade é a disponibilização de mais cinco tipos de certidões. Isto significa economia de tempo e dinheiro, já que o contribuinte não precisa mais se deslocar à Prefeitura para obter o documento que, via web é gratuito, com isenção do valor da tarifa de R$ 7,57. As vantagens se estendem para o município com a desburocratização e a economia processual. O secretário municipal da Fazenda, responsável pela Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), Jamir Calili, ressalta a melhoria da qualidade dos serviços públicos. “Estamos trabalhando para oferecer mais qualidade e eficiência”, reafirma.

As cinco certidões que estão disponíveis no site da Prefeitura representam cerca de 40% do total das certidões solicitadas e emitidas pela CAC. Desta forma, além do contribuinte diretamente, o novo serviço beneficiará contabilidades, despachantes, cartórios e imobiliárias. Para a diretora do Departamento de Atendimento ao Cidadão, Magali Fernandes, significa economia, rapidez e comodidade para o cidadão. “Conseguiremos diminuir as filas e conseguir mais celeridade para os outros atendimentos.”, explica.

Clique AQUI para acessar a página de emissão das certidões.

Confira quais são as cinco certidões e para que servem:

Certidão de Lançamento

certifica o nome lançado para o imóvel no Cadastro Imobiliário, constando também, inscrição imobiliária, endereço, quadra/lote. Compõe a documentação para a regularização do Imóvel. Público beneficiado: imobiliárias, cartórios, despachantes.

Certidão Negativa de Débitos do Imóvel

certifica que o imóvel está quites e não deve impostos e taxas. Compõe a documentação para a regularização do Imóvel; certifica a quitação por inquilinos. Público beneficiado: proprietários de imóvel, imobiliárias, cartórios, despachantes.

Certidão de Inscrição em situação REGULAR

Certifica que o contribuinte está lançado no Cadastro Mobiliário constando nome/razão social, inscrição, atividade, início da atividade e situação regular. Para as empresas, – compões juntamente com o alvará, documentação para participação em licitações; Serve ainda para o profissional autônomo comprovar junto a outros órgãos públicos (INSS) a existência da inscrição e tempo de atividade, para compor documentação de convênios e aposentadorias. Público beneficiado: Contabilidades (de interesse das empresas prestadoras de serviços) e profissional autônomo.

Certidão de Baixa de Inscrição

certifica que o contribuinte esteve lançado no Cadastro Mobiliário, constando nome/razão social, inscrição, atividade, encerramento da atividade. Trata-se do documento oficial de encerramento de atividades ou estabelecimentos no município (seja por tempo cumprido para fins de aposentadoria ou fechamento de empresas).

Certidão de Quitação de ITBI

certifica que o imóvel foi objeto de transmissão (compra e venda), constando transmitente/adquirente, inscrição imobiliária, endereço do imóvel e data de transmissão. Serve para fins de regularização do imóvel (escritura/registro). Público beneficiado: cartórios e despachantes (de interesse de quem adquiriu imóvel).