Você está em:
IMPRIMIR

Prefeitura de Governador Valadares lança cadastro para esterilização de animais

29 de julho de 2020

Os interessados em fazer a castração de cães e gatos no Castramóvel do Município devem ficar atentos. Esta importante ferramenta para o controle reprodutivo desses animais já está sendo preparada para os primeiros atendimentos e, por isso, a Prefeitura já está fazendo o cadastro. O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) que tem a expectativa de castrar cerca de 17 animais por dia.

A gerente do CCZ, Maressa Taborda, conta que acompanhou o processo com expectativa e está muito feliz com essa importante conquista para a cidade.  “O Castramóvel vai ajudar tanto na questão do controle populacional quanto na questão de abandono, que vai diminuir. Também vamos conseguir reduzir a transmissão de leishmaniose, que é um dos problemas que temos no Município”, explicou.

No Castramóvel, que será todo equipado, vão atuar veterinários e auxiliares. Ele possui uma sala de cirurgia onde os animais serão castrados e uma de pós-operatório, onde os animais vão fazer a recuperação com acompanhamento dos profissionais. “Estamos aguardando a chegada de todos os materiais e equipamentos para solicitarmos o alvará sanitário e, assim pedir a liberação pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais – CRMV, que precisa dar o seu aval para início das cirurgias”, explica Maressa.

UNIÃO DE ESFORÇOS

Desde o início da gestão, o prefeito André Merlo vem lutando por um Castramóvel para a cidade e ele foi conquistado por meio de uma união de esforço. A criação da autorização orçamentária foi do então deputado federal Caio Nárcio, que também apoiava o projeto do Castramóvel para Valadares. O ex-secretário Municipal de Fazenda, Jamir Calili, também participou do processo licitatório para a definição da empresa que produziu o veículo.

CADASTRO

Para utilizar o serviço, as pessoas precisarão fazer um cadastro, que está disponível no site da Prefeitura, através do link clicando aqui.

Agendamento para Castração:

  1. Para solicitar a castração do animal o cidadão deve ser maior de 18 anos;
  2. Residir no Município de Governador Valadares por um período mínimo de 01 (um) ano;
  3. O dono do animal precisa ter inscrição no Cadastro Único ou comprovar renda familiar inferior a 3 (três) salários mínimos;
  4. Portar a Registro de Identidade;
  5. CPF;
  6. Comprovante de residência atualizado de até 60 dias.

Confira os pré-requisitos para cadastramento: 

– Exame de leishmaniose negativo;

–  Animais devem ter idade entre 6 meses a 7 anos;

– O animal deverá estar em boas condições de saúde; livre de pulgas e carrapatos

– Cães abaixo de 2kg, acima de 35kg, obesos, no cio, ou prenhas não serão submetidos ao procedimento de castração;

– Não serão castradas raças sensíveis: Animais de raças puras, principalmente: Bichon Frise, Border Collie, Boxer, Chow Chow, Lhasa Apso, Lulu da Pomerânia, Maltês, Pequinês, Pinscher miniatura, Pit bull, Poodle, Schnauzer, Shih Tzu, Yorkshire, Basenji; Boston Terrier, Shiba Inu, Bulldogue, Pug, Chihuahua, Gato Persa;

– O animal deverá estar com a vacinação anti-rábica atualizada (últimos 12 meses) – (Obs. Se for clínica veterinária particular o comprovante de vacinação deverá ter o carimbo e assinatura do veterinário responsável pela clínica);

– Animais utilizados para fins comerciais ou de competições não poderão participar dos procedimentos;

– Será permitido a seleção de no máximo 2 (dois) animais por domicílio.