Prefeitura de Coronel Fabriciano lança Selo Verde para incentivar ações ambientais de empresas

10 de agosto de 2017

selo verde

selogestaotucana

O dia 14 de agosto é o “Dia do Controle da Poluição Industrial”, data para a sociedade refletir sobre ações que possam diminuir a emissão excessiva de poluentes industriais na atmosfera. Na oportunidade, a Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente, lança o Selo Verde, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável; incentivar as empresas e manter o padrão ambiental e criar nas pessoas o hábito conservacionista, preservacionista e crítico, com relação aos produtos por elas consumidos.

O Selo Verde vai certificar as indústrias e pequenos negócios que atendem as exigências da legislação ambiental.

Técnicos da Gerência de Meio Ambiente estão percorrendo as empresas da cidade para informar e conscientizar sobre a importância do selo. “A empresa que estiver adequada em seus quesitos, será certificada pela prefeitura com o selo verde, atestando que ela obedece aos padrões da qualidade, proteção e preservação ambiental, sendo recomendada e indicada ambientalmente pelo município”, disse o Coordenador de Meio Ambiente, Ivan Cesar de Oliveira. A concessão do selo verde terá prazo de validade de dois anos, podendo ser renovado.

A expectativa é de visitar cerca de 100 empresas da cidade. A adesão é voluntária e, para isto, basta efetuar o cadastro e receber o questionário sócio ambiental que deve ser respondido e entregue na Secretaria de Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente. A empresa que obtiver um grau de comprometimento igual ou acima de 70% estará apta ao recebimento do selo.

Para receber o Selo Verde, a empresa precisa, por exemplo, fazer o tratamento ou a destinação adequada dos resíduos sólidos industriais; desenvolver política de coleta seletiva de resíduos; possuir licenciamento ambiental vigente e manter profissional responsável técnico por controle ambiental.

O empresário Geraldo Araújo, do ramo de produtos em inox, recebeu a equipe e aprovou a iniciativa “Essa atitude é fundamental. Cuidar do meio ambiente é cuidar da nossa saúde, da beleza visual do município. Estamos atrasados se olharmos exemplos da Europa. Aqui as pessoas descartam lixo até na avenida”, disse.

A ação conta com o apoio da ONG Amigos da Biquinha e da Associação de Desenvolvimento Ambiental do Amaro Lanari – ADAS.