Você está em:
IMPRIMIR

Prefeitura de Contagem inicia a marcação de esterilização cirúrgica de cães e gatos pela internet

20 de setembro de 2017

agende-a-esterilizacao-cirurgica-de-caes-e-gatos-na-internet-20170919022824

selogestaotucana

A Prefeitura de Contagem dá mais um importante passo em direção à diminuição do abandono de animais na cidade: o serviço de cadastramento de castrações de cães e gatos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) já está funcionando. (Clique AQUI para acessá-lo)

O sistema estará online 24 horas e apto a recolher os cadastros, por meio de um requerimento disponibilizado no site. Embora também seja possível fazer o cadastro por telefone e presencialmente, a ideia é de o cadastramento passar a ser feito exclusivamente pela internet. As solicitações passarão por uma triagem para aprovação ou não do pedido de esterilização.

Essa é uma iniciativa inédita não só em Contagem, mas também em toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). “A disponibilização desse serviço atende às determinações do plano de governo do prefeito Alex de Freitas para controle populacional e guarda responsável de cães e gatos”, explica o secretário Municipal de Saúde, Bruno Diniz.

A diretora de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Mariana Licéia Campos de Oliveira, explica que, para executar a triagem, a equipe do CCZ irá atender a critérios como prioridade de risco do animal, risco social do tutor e a ordem do cadastramento. “Uma vez avaliado o pedido, o procedimento será agendado e comunicado ao interessado, por meio de contato direto, e a pessoa poderá saber se o pedido foi deferido ou não e acompanhar o andamento da solicitação. Cada solicitação irá gerar um número de cadastro para controle interno, não correspondendo à ordem de atendimento ou agendamento. O prazo para atendimento irá depender da demanda, e o sistema informará uma média aproximada de espera”, detalha a diretora.

A média de castrações do CCZ segue sendo de cerca de 400 animais ao mês, quantidade que foi gradativamente aumentando ao longo do ano. A esterilização é a melhor forma de lidar com a superpopulação de cães e gatos e a solução mais eficiente e ética para diminuir o abandono de animais.

Legislação

A Portaria nº 8.075, de 11 de setembro de 2017, estabelece os critérios da triagem de aprovação ou deferimento das esterilizações. De acordo com essa legislação, as prioridades são para cães e gatos abandonados e aqueles que pertençam a imóveis ou regiões de Contagem nos quais seja verificada a necessidade de atendimento imediato, bem como para as situações de superlotação, alto risco epidemiológico, calamidades ou outras situações reconhecidas pelos técnicos do CCZ como indicadores da prioridade. A referida portaria foi publicada no Diário Oficial do Município de 15/9/2017 e pode ser acessada clicando aqui.

Protetores

Os cães e gatos abandonados e que foram acolhidos por organizações da sociedade civil serão atendidos por critérios específicos, mediante parcerias, para o objetivo de cooperação mútua, controle populacional ético, guarda responsável e adoção desses animais.

Tecnologia

O software utilizado pelo serviço foi desenvolvido pela equipe do setor de Tecnologia da Informação da Secretaria de Saúde. Foram dois meses até que o processo de implantação do programa pudesse ser disponibilizado à população. Para operar o sistema, a equipe do CCZ passou por um treinamento. Se adquirido no mercado, um programa similar chega a custar R$ 40 mil.

O servidor e analista de sistemas Erivelton da Silva, um dos envolvidos no projeto, ressalta os benefícios do uso do software. Para ele, “além da maior facilidade para a população fazer a requisição, haverá mais transparência e maior controle da fila”. “Vai facilitar, porque uma das reclamações mais recorrentes é de que o telefone, onde era feita a marcação, estava sempre ocupado. A outra era sobre a falta de transparência no cadastro”, completa Mariana, diretora do CCZ.