Você está em:
IMPRIMIR

Promessa da campanha: Prefeito Marcos Vinícius inaugura “Corujão da Saúde” em Coronel Fabriciano

11 de Abril de 2017

Serviço vai agilizar as demandas reprimidas da Atenção Básica e de atendimentos especializados

Serviço vai agilizar as demandas reprimidas da Atenção Básica e de atendimentos especializados

selogestaotucana

Para ampliar e otimizar a saúde do município, a Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, começou os atendimentos do “Corujão da Saúde”, um serviço inédito no Leste de Minas que chega com o intuito de agilizar as demandas reprimidas da Atenção Básica e de atendimentos especializados.

O Corujão funcionará na UBS do Santa Cruz, de 16 às 22 horas, e na UBS do Centro de 18 às 22 horas. Os atendimentos ocorrerão de forma diferenciada: a UBS do Santa Cruz ficará responsável pela atenção primária, com clínicos gerais e pediatras e todo o atendimento especializado será focado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro.

Ao inaugurar o serviço, o prefeito Marcos Vinícius (PSDB)  informou que está realizando mais uma promessa de campanha. “Estamos implantando saúde em Coronel Fabriciano, pois nossa saúde estava na UTI. Com o Corujão da Saúde, nós inauguramos um serviço que vai tirar do agendamento da morte as pessoas que estavam esperando consultas e exames. Além do Corujão, vamos colocar médicos nas Unidades Básicas, coisa que praticamente não existia. Então, a partir de agora, a população de Fabriciano terá saúde de verdade!” afirmou o prefeito.

Maria de Lourdes Almeida mora no bairro São Vicente e sempre que precisa, procura atendimento na UBS do Santa Cruz. Ela foi a primeira a ser atendida e teve o privilégio de consultar com o prefeito. “Esse programa é excelente. Achei muito bom. Tem 20 anos que venho aqui. Nunca tinha médico, poucos enfermeiros. Agora o atendimento foi rápido e de qualidade”, informou.

As especialidades oferecidas no atendimento do Corujão são Hematologista, Reumatologista, Ortopedista, Oftalmologista, Ginecologista, Mastologista, Endocrinologista, Cirurgião e Pneumologista.Para reforçar os atendimentos de atenção primária em Fabriciano, também foram contratados 8 clínicos gerais, 8 pediatras e 8 ginecologistas. Os ginecologistas atenderão especificamente nas UBS, fora do período do Corujão. Esses profissionais irão dar assistência a toda a população do município, além das Equipes de Saúde da Família (ESF) que ficarão responsáveis pela organização e atendimento em promoção à saúde.

Simone Maria Raimunda trouxe o filho Vitor Silva, de 3 anos. Pela primeira vez, foi atendida por uma pediatra na Unidade Básica de Saúde do Santa Cruz. “O programa foi muito bom porque antes eu não tinha onde levar o meu filho. Agora sim a gente conta com um prefeito que pensa na saúde do morador”, disse.

O Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau Melo, disse que os serviços prestados nas UBS, de imediato vão aliviar a fila de espera e desafogar a procura por atendimentos especializados.

Os pacientes serão atendidos nas Unidades Básicas de Saúde e, caso necessário, serão encaminhados para as consultas dos especialistas. A UBS do Centro funciona na Rua Alberto Scharlet, 154 e a UBS do Santa Cruz está localizada na Rua Bolívia, 401.

Ouça entrevista do prefeito Marcos Vinícius durante inauguração do Corujão da Saúde

 

Leia também: Medicamentos chegam às UBS de Fabriciano

Fonte: Gerência de Comunicação da Prefeitura de Coronel Fabriciano