Você está em:
IMPRIMIR

Prefeito Alex de Freitas anuncia ampliação do metrô; ministro Bruno Araújo estará em Contagem no dia 30

24 de outubro de 2017

Prefeito tucano ministrou Aula Magna para a Comunidade Lusófona na Universidade Paris-Sorbonne

Em palestra na Universidade de Sorbonne, Alex de Freitas destacou investimentos na mobilidade urbana, educação e saúde

Uma notícia que atravessa o Oceano Atlântico para animar milhares de usuários do transporte coletivo em Contagem e outros municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Na próxima segunda-feira (30/10), o ministro das Cidades, Bruno Araújo, anuncia aos contagenses a ampliação do metrô na cidade. Foi o que assegurou o prefeito Alex de Freitas (PSDB) na Aula Magna proferida por ele na Universidade Paris-Sorbonne. Ao abordar para a Comunidade Lusófona os desafios da administração municipal em um cenário de crise econômica brasileira, Alex também destacou o investimento de mais de R$ 450 milhões que fará na Educação, até o final de 2019, e os avanços conquistados na Saúde e outros setores essenciais em pouco mais de dez meses de gestão.

O prefeito recebeu nessa segunda (23/10) Menção Honrosa da renomada universidade e reforçou seu compromisso com o povo de Contagem. O projeto de ampliação do metrô foi abraçado por Alex de Freitas desde o início do mandato. “Vamos anunciar a ampliação de mais uma estação. A primeira de duas que esperamos tirar do papel. O metrô beneficia os mais carentes. Transporte limpo, confortável e rápido. É menos tempo no trânsito e mais momentos com a família e os amigos. Não se assustem com o tamanho do otimismo com mais uma linha de metrô. Por tudo que acontece no Brasil, essa linha, que vai chegar até o Eldorado, nosso principal centro comercial, é um avanço histórico”, disse.

Entusiasta pela educação de qualidade, Alex destacou que o investimento previsto para este setor é quase dez vezes maior do que o aplicado pelo governo anterior. “A única maneira de promover justiça social autêntica é com investimento maciço e permanente em educação. A educação transforma pessoas e as pessoas transformam o mundo”, apontou. Uma das diretrizes da atual gestão foi a valorização dos servidores, incluindo os professores da rede municipal. “Ordenamos que fosse feito esse trabalho porque vemos o professor como essencial na guinada que Contagem dará em sua história. Até o término do nosso mandato, queremos valorizar ainda mais os professores”.

Para que Contagem avance no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o prefeito aposta, entre outros projetos, na construção da inédita escola em tempo integral. Serão oito até 2020, uma por regional. “Sem medo de errar, asseguro que não há nada parecido em Minas Gerais. Piscina aquecida, quadras de esporte, salas de robótica, espaço para artes, centro de línguas estrangeiras, enfim, uma estrutura que poucas escolas particulares no Brasil têm”, afirmou.

Em 2018, graças a uma parceria inédita com a Microsoft, cinco mil alunos do 6º ano e 550 professores receberão notebooks gratuitamente. O quadro e o giz estão prestes a serem aposentados. “Ensinaremos em lousas digitais. Nossos alunos aprenderão português, matemática, história e todas as disciplinas de maneira interativa e dinâmica”, comemora Alex de Freitas.

Ele cita outras conquistas na Educação: “Fizemos o maior programa de reforma de escolas da história da cidade. São 14 milhões de euros para transformar as 115 escolas em lugares mais agradáveis para os alunos. Tal montante é superior ao orçamento anual de 90% das cidades brasileiras. Além disso, distribuímos gratuitamente 60 mil kits escolares nesse ano com material de primeira qualidade. Criamos 1.300 novas vagas na Funec, nosso sistema de ensino técnico municipal e 700 novas vagas no ensino infantil, justamente para que pais e mães tenham a certeza de que seus filhos estão bem cuidados enquanto trabalham. Para 2018 já anunciamos a entrega gratuita de uniformes para todos os alunos e a construção de 20 escolas para receber crianças de zero a cinco anos, resolvendo a questão da falta de vagas, outra triste realidade”.

Mais saúde

A revolução na Saúde de Contagem, desde 1º de janeiro, também foi destacada na palestra do prefeito para a Comunidade Lusófona. “A única maternidade da cidade operava com menos de 30% de sua capacidade e sem as mínimas condições dignas de atendimento. Trabalhamos muito e investimos pesado. O resultado foi que, em seis meses, inauguramos o CTI Neonatal, o Atendimento Pediátrico de Urgência e aumentamos em cinco vezes o número de leitos infantis. Precisamos de somente seis meses para entregar a melhor maternidade pública de Minas Gerais”, ressaltou.

No Desenvolvimento Econômico, Contagem, que é reconhecida historicamente como berço da indústria mineira, também registrou mudanças significativas. “O dinamismo das atividades econômicas ampliou o perfil do município, que também disponibiliza vasta gama de serviços e comércios. Há por volta de 70 mil empreendimentos, a maior parte deles de pequeno porte. Desse total, só 15% participa de feiras e eventos internacionais. Menos da metade das empresas já fez algum tipo de operação com o exterior. Nosso desafio é ser parceiro dos empresários, das entidades de classe para ajudar impulsionar os mais diversos segmentos”, destacou Alex de Freitas, apontando o processo de implantação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Contagem, inspirado em outros modelos bem sucedidos.

Outros desafios encarados pelo prefeito são reduzir o déficit habitacional, alavancar a oferta de emprego e a geração de renda, com sustentabilidade. “A falta de políticas efetivas dos governos anteriores propiciou ocupações irregulares, desmatamentos e a poluição de um patrimônio dos mineiros, a Lagoa de Vargem das Flores. Estamos apresentando uma proposta moderna que atende tanto a demanda de déficit habitacional quanto de instalação de indústrias não poluidoras.

Ele quer deixar um legado e destacou a criação de um plano com ações previstas para Contagem até 2030. “Construiremos a Contagem do Futuro com uma visão de longo prazo, sem as interrupções que a alternância da política costuma causar no Brasil. Queremos garantir que as metas urbanas sigam adiante independente do grupo político que esteja à frente da prefeitura. Cada uma dessas metas será atingida com sustentabilidade. É um tema importante, afinal, mais de 50% da área do município é protegida por reserva ambiental”.

Diante de uma plateia eufórica, o prefeito encerrou a palestra com um convite: “Espero ter contribuído para despertar na Sorbonne, casa de alguns dos maiores pensadores da humanidade, o debate que cerca os desafios na gestão de uma cidade no Brasil. Fico feliz em ver que a língua portuguesa é capaz de reunir tanta gente boa. Deixo o convite para que vocês visitem Contagem. Para conhecer a Comunidade dos Arturos. Um quilombola que é reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil”.