Você está em:
IMPRIMIR

Pouso Alegre recebe Festival Cultural de Gastronomia no fim de semana, durante aniversário do município

5 de outubro de 2017

01

selogestaotucana

A cozinha mineira encanta não somente por ser a mais característica do Brasil, mas, sobretudo porque é feita de pratos ricos em sabor e cheios de histórias próprias. São histórias bem brasileiras que remetem à época dos escravos do ciclo do ouro, das pedras preciosas e que nos falam de cidades importantes como Ouro Preto, Tiradentes, São João Del Rei, Congonhas, Diamantina, Sabará e muitas outras, onde se escreveram muitas páginas sobre Minas e o Brasil. Assim, esse projeto compreende uma série de ações no sentido de reforçar a gastronomia como um bem imaterial do Estado de Minas Gerais.

Com apoio da Superintendência de Cultura, nos dias 7 e 8 de outubro, sábado e domingo, acontecerá o evento na Av. Tuany Toledo, envolvendo cozinhas-shows, apresentações culturais e área de alimentação. O evento de rua é aberto ao público não havendo cobrança de ingressos. As barracas de comida serão administradas pelas entidades Creche do Foch, Rotary, Casa Dia, SOS Fraldas, curso de gastronomia da Univas e Casa São Rafael, que terão todo o retorno da comercialização durante o evento.

As cozinhas-shows serão ministradas por Gabi Mahamud, Chef Michele Silva, Chef Lud Fonseca, Chef Fábio Chagas e Chef João Pereira, pela Prática Fornos, e pelo Chef Ederson Teixeira convidado de Belo Horizonte. A chef Gabi Mahamud, que recentemente foi selecionada para um evento da ONU na Dinamarca e estagiou no restaurante Relæ, em Copenhagen, premiado com Estrela Michelin e considerado o melhor do mundo em termos de sustentabilidade, fala da importância do Festival: “Ações nesse formato são fundamentais para a ocupação do espaço público, para universalização do acesso à cultura e aproximação do entendimento da gastronomia como cultura”. Já as apresentações culturais incluem Dança Flamenca, Dança Cigana, Fanfarra, a banda Simp’Songs, Sula Adriana, além de DJ durante todo o evento.

A ação nos restaurantes acontece até 22 de outubro, por meio da criação de um prato exclusivo para o Festival, com ingredientes locais, valorizando a culinária mineira. Os participantes são Bevely Restaurante, Burger Club, Costela no Bafo, Casa Martins e Showp’s Pizzaria.

Programação

Sábados das 11 às 23 horas e domingo 11 às 17 horas

07/10 – Sábado
11h00 – Abertura com Dj
12h00 – Cozinha Show – Chef Michele Silva
13h00 – Cozinha Show
14h00 – Dança Flamenca
15h00 – Cozinha Show – Gabi Mahamud
16h00 – Coral Cantando Minas – Caic São João
16h30 – Cozinha Show Prática – Chef Fábio Chagas e Chef João Pereira
17h30 – Cozinha Show – Chef Lud Fonseca
18h30 – Cozinha Show – Chef Ederson Teixeira
19h00 – Dança Cigana
20h00 – Largada PA RunRock
20h30 – BandaSimp’Songs

08/10 – Domingo
11h00 – Abertura com DJ
12h00 – Cozinha Show – Avner Pires
13h00 – Cozinha Show – Chef Lud Fonseca
14h00 – Cozinha Show
15h00 – Fanfarra Escola Dom Otávio
15h30 – Dança Cigana
16h – Apresentação Sula Adriana