Você está em:
IMPRIMIR

Convenção Estadual oficializa Paulo Abi-Ackel presidente do PSDB de Minas Gerais

6 de maio de 2019

O deputado federal Paulo Abi-Ackel assumiu a presidência do PSDB de Minas Gerais, durante Convenção Estadual do partido, realizada nesse sábado (04/05), na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte, com o compromisso de sempre lutar pelo bem-estar e pelo progresso econômico do povo mineiro.

“Nós seremos sempre um partido estável, consistente e responsável, porque embora a política se renove, alguns valores nunca mudam. Estaremos atentos à experiência dos que fizeram história e à alma feminina que avança a cada dia nos grandes compromissos sociais. Seremos razão e equilíbrio, que é a grande marca dos tucanos”, disse.

Ao lado de importantes lideranças como o senador Antonio Anastasia, o ex-ministro Imbassahy, que representou o governador de São Paulo, João Dória, o secretário geral do PSDB Nacional e ex-deputado federal, Marcus Pestana, além de parlamentares estaduais e federais, prefeitos e vereadores, Paulo Abi-Ackel afirmou que o PSDB é um partido independente em relação ao governo do Estado.

“Não nos encontrarão fazendo oposição sistemática. Nossos deputados estaduais desempenham um papel histórico na Assembleia Legislativa, de apoio às medidas propostas pelo Governo Estadual, sem prejuízo à isenção e independência para combater aquilo que possa prejudicar o interesse dos mineiros. Estaremos ainda mais críticos em relação a esta postura de partido independente, cioso de suas responsabilidades com o futuro de Minas’’, afirmou.

Em seu discurso, Abi Ackel enfatizou que não há como viver sem política e se mostrou otimista com o futuro do partido. “Como em todos os povos civilizados precisamos fazer política, pois sem ela não se governa. A boa política, a política inteligente, a política alta e construtiva é mais do que nunca necessária ao Brasil e, fazendo com vocês esta política, haveremos de cumprir o nosso destino de bons brasileiros e de membros de um partido que, em breve, será de novo vitorioso’’, finalizou.

Já o deputado federal Domingos Sávio, um dos fundadores do partido, concluiu dois biênios de mandato muito agradecido e orgulhoso da sua gestão. A implantação da Extranet Tucana, um sistema de banco de dados on-line, que otimiza a comunicação interna do partido e facilita a organização das comissões provisórias e dos diretórios municipais é um dos seus principais legados. Mesmo diante de muitos desafios, houve um aumento de 15000 filiados em sua gestão.

“Entrego um PSDB unido, sem nenhum débito, superavitário e mais moderno. Só me resta agradecer todos os companheiros pela oportunidade e continuar trabalhando muito pelo partido, desejando sucesso ao presidente Paulo Abi-Ackel”, afirmou o agora ex-presidente, deputado federal Domingos Sávio.

O senador Antonio Anastasia, que também participou da Convenção, voltou a defender a reformulação do partido em todo o país. “O PSDB está nacionalmente em um processo de reformulação. Nós teremos a convenção nacional com o Congresso do partido e discutiremos, inclusive, algumas questões programáticas relativas ao partido. É importante para o partido nós termos um programa, termos princípios”, destacou.

Questionado sobre candidaturas às prefeituras municipais no ano que vem, o senador defendeu que esse ainda não é o momento para essas discussões. “No momento oportuno nós vamos discutir as eleições municipais em todas as cidades. Mas só futuramente o PSDB vai discutir questões eleitorais, não só em Belo Horizonte, mas também nas outras cidades. Hoje o PSDB é o partido, graças também ao empenho do deputado Domingos Sávio, que está deixando a Presidência, com maior número de prefeituras no Estado, prefeitura de cidades importantes. Vamos querer não só mantê-las como também expandir”, afirmou.

O deputado e ex-governador Aécio Neves também discursou ao lado do novo presidente do partido em Minas, deputado federal Paulo Abi-Ackel, e dos principais líderes tucanos no Estado, e disse que o partido deve ter liberdade para definir seu futuro político e garantir autonomia de suas bancadas em relação às agendas dos governos federal e estadual.

“O PSDB é e continuará a ser o partido mais importante de Minas Gerais, seja pelo que já fez no passado, seja pelo que ainda vai fazer no futuro. A convenção estadual de hoje é uma demonstração de força do PSDB. Defendo uma posição muito clara em favor daquilo que seja importante para Minas Gerais, e não acho que seja papel do PSDB ser porta-voz de um governo que não é o nosso”, afirmou.

A convenção do PSDB reuniu cerca de 1000 pessoas, incluindo lideranças políticas de todo o estado e de diversos partidos aliados. 

Nova Executiva Estadual

A chapa de consenso liderada pelo deputado Paulo Abi Ackel foi eleita por unanimidade. O deputado estadual Gustavo Valadares assume a secretaria-geral.

 

Além do Diretório Estadual, também foram escolhidos os 29 delegados que irão representar Minas Gerais na Convenção Nacional do PSDB, que será realizada em Brasília no dia 31 de maio. Foram eleitos, ainda, os presidentes de três secretariados do PSDB de Minas: o da Juventude, da Mulher e da Militância Negra (Tucanafro). Vinícius Rodrigues e Ângelo Perucci comandarão os jovens tucanos, Waleska Abrantes as mulheres e Marisa Braga o Tucanafro. O deputado federal Eduardo Barbosa assume a presidência da seção mineira do Instituto Teotônio Vilela (ITV).

Clique AQUI para conferir as fotos da Convenção.