Você está em:
IMPRIMIR

Pacientes do Hospital Municipal de Governador Valadares recebem visita virtual

9 de junho de 2020

Desde o início da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) muita coisa mudou, inclusive o modo de se relacionar com as pessoas em todas as esferas. Foi preciso um novo olhar e adoção de novas práticas para continuar interagindo. Dentro destas novas perspectivas o Hospital Municipal (HM) de Governador Valadares também precisou se adaptar. Como medida preventiva suspendeu as visitas aos pacientes internados no hospital para resguardar usuários e servidores.

Entre as ações de humanização do atendimento aos pacientes instituiu-se a “Visita Virtual”, uma iniciativa do médico Dr. Eduardo Sá, da equipe da psicologia e do Departamento de Assistência Social. O Departamento de Tecnologia da Informação do hospital também contribuiu disponibilizando um tablet para realização das vídeo-chamadas. O contato entre familiares e pacientes é intermediado por um psicólogo e acontece de acordo com a demanda durante os dias da semana.

A família de Vanderleia Rodrigues, de 53 anos, foi uma das que estão usufruindo deste serviço.  Internada com suspeita de infecção por Covid-19, a dona de casa recebeu a visita virtual dos filhos e netos. O horário foi definido com a equipe para acontecer sempre no início da tarde para que todos os filhos pudessem conversar, interagir e ver a paciente. “Pra nós foi uma novidade. A iniciativa é muito boa, mesmo com estas restrições necessárias pelo momento, nos coloca em contato com ela. Passa uma certa tranquilidade pra ela e pra nós”, afirmou a filha Renata Gomes Vieira.

De acordo com a psicóloga do hospital, Samara Bretas Fernandes Luz, a ação é muito importante, contribui para a saúde mental dos pacientes, que estão em um ambiente hospitalar e de certa forma privados do convívio com a família e social. “Percebemos que esta inciativa teve um ótimo reflexo em nossos pacientes, um resultado positivo e muito intenso e que com certeza contribui para uma melhora no quadro clínico deles”, ressaltou.