Você está em:
IMPRIMIR

Novembro azul coloca Janaúba no Circuito Internacional do Combate ao Diabetes

7 de novembro de 2019

Neste mês de novembro, Janaúba se veste de azul, cor que representa a bandeira do controle e combate ao diabetes. A campanha Novembro Azul – Unidos no Controle do Diabetes – Mobiliza Janaúba foi lançada na sexta-feira, 1º de novembro, pela Prefeitura, Hospital de Olhos Janaúba, Centro Médico Janaúba e diversos parceiros, numa mobilização para ficar marcada na história da cidade e que coloca o município no circuito internacional do combate ao diabetes.

O evento teve início com a Pedalada Azul. A concentração aconteceu na Praça da igreja Santa Cruz (trevo do DER), onde centenas de ciclistas participaram de um Aulão Azul (atividade física), promovido pela Academia 3F, uma das parceiras da campanha e, logo em seguida, percorreram diversas ruas da cidade, finalizando na Praça Viva Vida, onde o Prefeito Municipal, Carlos Isaildon Mendes, fez a abertura oficial da campanha. O lançamento contou ainda com a participação do Vice Prefeito; Elton Freitas Menezes; do diretor do Hospital de Olhos Janaúba e Centro Médico Janaúba, Dr. Helber Danilo Teles Caldeira e de todo o secretariado municipal.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde do Município, Renato Quimas Pereira Lima, a Prefeitura de Janaúba, com participação de todas as secretarias municipais, irá intensificar as ações destinadas à orientação e aos cuidados com o diabetes. Para isso, as unidades de saúde estarão preparadas para atender todos os que precisarem de exames. Além da distribuição de materiais informativos, várias ações ocorrerão em diversos bairros e áreas de lazer da cidade, a exemplo da praça PEC e Praia do Copo Sujo, que irão receber o “Aulão Azul”, que visa incentivar a prática de atividades físicas e enfatizar a sua importância para o tratamento da diabetes.

No dia 30, considerado o dia “D” da campanha, acontecerá o Mutirão do Diabetes, para isso, será montada uma estrutura na praça da igreja Matriz, para oferta de atendimento especializado a toda comunidade. As atividades ocorrerão das 07h30 às 12h30. A programação para o dia “D” terá aulão azul, apresentações culturais, recreação e oito estandes com orientações diversas sobre diabetes, incluindo: acolhimento e orientação psicológica, nutrição, avaliação do IMC, aferição de pressão arterial, medida da glicemia capilar, diabetes kids, direitos do diabético, saúde bucal e produtos adequados para o diabético. Em parceria com o Hospital de Olhos Janaúba e Centro Médico Janaúba, serão realizados no dia 700 exames de fundo de olho e pé diabético, com o objetivo de detectar de maneira precoce alterações causadas por complicações causadas pela doença.

O Diabetes é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia) e pode acontecer devido a problemas na secreção ou na ação do hormônio insulina, produzido no pâncreas, sendo uma doença epidêmica diante de números globais impactantes: 387 milhões de pessoas em todo o mundo possuem diabetes, mais de um milhão são crianças e adolescentes com diabetes tipo 1. No Brasil, o número estimado é de 14.5 milhões de pessoas e segundo pesquisa realizada pela Vigilância de Fatores de Riscos e Proteção para Doenças Crônicas, do Mistério da Saúde. O número de pessoas diagnosticadas com diabetes cresceu 61,8% em 10 anos, e quase a metade desconhece o diagnóstico.